31.1.08

CEM COM NOVOS PROJECTOS PARA O ANO DO RATO
NAPE sem "apagões" com projecto piloto

Durante o verão de 2007, houve vários distúrbios na electricidade de Macau. Geralmente, os "apagões" duravam pouco menos de três minutos, mas era o suficiente para deixar pessoas trancadas em elevadores e atrasar trabalhos informáticos. A companhia está agora pronta para lançar um projecto piloto no NAPE, zona com maiores possibilidades de ser alterada graças à largura das avenidas, que pode resolver o problema.
As falhas eram fruto da rede de anel aberto, com a qual a CEM ainda funciona. Este sistema separa a fonte da electricidade do seu destino. O que se pretende implementar à experiência no NAPE é uma rede de anel fechado, onde a fonte terá conhecimento automático se houver uma congestão.
O sistema já está em funcionamento em Hong Kong e Singapura, e pretende reduzir um corte eventual de energia a milésimos de segundos, que o cliente nem nota. Por enquanto, trata-se de um projecto piloto, que poderá ser alargado a outras zonas da RAEM que para tal tenham condições. As estreitas vielas, já repletas de circuitos eléctricos, dificilmente terão a rede nova.
A solução foi arranjada após a KEMA, consultora internacional, ter avaliado a qualidade do serviço da rede e as formas de a melhorar.
Para além do projecto piloto, a CEM pretende também, em 2008, reforçar as redes de média e alta tensão, instalando novos cabos e construindo subestações, nomeadamente uma nova interligação com a China.
Outro dos objectivos a curto prazo da empresa é reduzir o impacto do aumento do preço do petróleo. Entre Dezembro de 2006 e Dezembro de 2007, o barril de petróleo aumentou 72 por cento no mercado de Singapura.
A CEM propõe-se a importar mais energia da Guangdong Power Grid. Mas já garantiu que, se o preço da energia importada for superior ao da produção própria, se aumentará a produção de energia da RAEM. Por outro lado, a disponibilidade do gás natural, que se espera para breve, irá permitir à empresa controlar mais facilmente os efeitos das flutuações internacionais das tarifas de energia eléctrica.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com