28.1.08

ELEIÇÕES PARA ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR
Lionel Leong foi o mais votado

Os empresários Lionel Leong e Lao Ngai Leong conquistaram ontem o maior número de votos nas eleições de Macau dos deputados à 11ª Assembleia Nacional Popular (ANP) chinesa.
Com 17 candidatos para 12 lugares, Lionel Leong, que tinha o apoio de 243 membros da comissão eleitoral dos deputados, e Lao Ngai Leong, que partiu para a corrida com 258 nomeações, obtiveram, respectivamente, 304 e 301 votos dos delegados presentes, o maior número recolhido pelos candidatos eleitos.
Io Hong Meng, presidente do Conselho Directivo da União Geral das Associações de Moradores, o deputado Lei Pun Lam e o empresário Ho Iat Seng, um dos nomes que é apontado como provável sucessor de Edmund Ho no cargo de Chefe do Executivo em 2009, foram, respectivamente, os terceiro, quarto e quinto mais votados.
Entre as caras novas dos eleitos deputados à ANP em representação de Macau, destaque para Paula Ling, advogada que domina as línguas portuguesa e chinesa e que conquistou o 12º e último lugar dos deputados de Macau com 270 votos.
Entre os eleitos ontem no Centro de Convenções e Exposições da Torre de Macau, encontram-se ainda os empresários Lai Ngai Leong e Kou Hoi In, o engenheiro José Chui Sai Peng - originário de uma das tradicionais famílias chinesas de Macau -, Lok Po, editor-chefe do jornal Ou Mun, o principal meio de comunicação social em língua chinesa, Candice Ho, dirigente da Associação de Mulheres de Macau e Lau Cheok Va, vice-presidente da Assembleia Legislativa de Macau.
A comissão que elegeu os deputados tem 325 membros - todos com a nacionalidade chinesa -, entre os quais personalidades como Jorge Neto Valente, presidente da Associação dos Advogados de Macau, o advogado e deputado Leonel Alves, o arquitecto Carlos Marreiros, o advogado António Dias Azedo ou o Provedor da Santa Casa da Misericórdia, António José de Freitas.
O processo de escolha dos deputados foi gerido por uma comissão eleitoral composta por nove elementos e liderada pelo Chefe do Executivo, Edmund Ho. Estes nove elementos fazem parte do Comité Eleitoral.
Sheng Huaren, vice-presidente e secretário-geral do Comité Permanente da ANP, assistiu à sessão plenária de ontem presidida por Edmund Ho.
Segundo a agência de notícias Xinhua, no discurso após o acto eleitoral, Sheng deu os parabéns aos eleitos e sublinhou o modo como o acto esteve em concordância com a lei. "É uma eleição aberta e justa", disse o responsável, acrescentando ainda que "acredito que o resultado desta eleição vai ser reconhecido pelos diferentes sectores da sociedade de Macau".

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com