31.1.08

Indonésios detidos
por dinheiro contrafeito


Três cidadãos indonésios foram detidos numa operação conjunta das autoridades de Macau e Hong Kong pelo crime de uso de dinheiro contrafeito em transacções, segundo um diplomata indonésio revelou ao jornal Jakarta Post.
"Um casal indonésio foi preso em Macau e um homem, também de nacionalidade indonésia, foi detido em Hong Kong, disse a fonte diplomática.
Um funcionário de uma casa de câmbios de Macau denunciou o casal quando estes terão tentado trocar dinheiro falso ainda em Dezembro do ano passado. O outro cidadão foi detido em Hong Kong no início deste mês, depois de ter feito uma compra com o dinheiro contrafeito.


*****


Combustão a dois tempos proibida

A partir de 1 de Janeiro de 2009, os motociclos e ciclomotores importados não poderão ter combustão interna a dois tempos, mas a nova medida só dirá respeito a veículos importados, e não aos já em circulação na RAEM. Ontem, Tong Chi Kin, porta-voz do Conselho Executivo, explicava que "o objectivo do novo regulamento administrativo é reduzir os níveis dos gazes poluentes em Macau, a níveis internacionalmente aceites, nomeadamente na União Europeia, China e Japão". As multas irão das cinco às dez mil patacas e o Conselho Executivo sugere que o produto das contra-ordenações integre as receitas do Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais. Não há dados sobre os níveis de gazes poluentes em Macau, mas Tong Chi Kin garante que "a qualidade do ar em Macau vai melhorar".


*****


Laços de Cantão

O Chefe do Executivo, Edmund Ho, deslocou-se ontem a Cantão, onde se encontrou com o Secretário do Comité da província de Guangdong do Partido Comunista da China, Wang Yang. Na reunião, ambos defenderam o reforço da cooperação bilateral.
Wang Yang destacou "o assinalável desenvolvimento acelerado da economia e aumento da taxa de emprego e dos rendimento dos cidadãos da Região Administrativa Especial de Macau nos últimos anos", bem como a longa história dos laços económicos, culturais e sociais com Guangdong.
Na reunião ficou ainda expresso o desejo de que a cooperação entre as duas regiões avança para uma nova fase que inclua a
O mesmo responsável fez votos de reforços e avanços para uma nova fase que inclua a cultura e outras áreas.


*****


Não residentes estão a ser integrados

Os trabalhadores estrangeiros que se encontram em Macau estão a ter o devido acompanhamento, garantiu o director dos Serviços para os Assuntos Laborais (DSAL), Shuen Ka Hung, em resposta a uma interpelação escrita do deputado Lee Chong Cheng.
Segundo o responsável, o Governo está a planear a elaboração de um guia com informações relevantes sobre as condições laborais dos trabalhadores estrangeiros. Esta medida tem por objectivo auxiliar os trabalhadores não residentes, contribuindo para uma integração rápida no trabalho e na vida de Macau, permitindo, ao mesmo tempo, que conheçam melhor os seus direitos e deveres no mercado laboral local.
No mesmo sentido, disse ainda Shuen Ka Hung, a DSAL tem realizado periodicamente “Sessões de esclarecimento sobre o contexto laboral aos trabalhadores não residentes”, além de distribuir panfletos elucidativos sobre os direitos e deveres destes trabalhadores.
Paralelamente, recorda Shuen Ka Hung, o Instituto de Acção Social também publicou o “Guia de orientação dos serviços para os recém-chegados a Macau”, cuja distribuição é grátis e permite obter toda a informação relativa a Macau.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com