28.1.08

MAGNATA COMENTA ATRASO DA ENTRADA NA BOLSA DA SJM E RECEBE GRANDE LÓTUS
"É normal", diz Stanley Ho

O magnata dos casinos Stanley Ho considera "normal" o adiamento da entrada indirecta da Sociedade de Jogos de Macau na bolsa de Hong Kong sublinhando que o processo "decorre sem problemas".
"Estas questões demoram sempre tempo. É normal o regulador pedir mais informações e nós estamos a trabalhar para fornecer todos os dados que pediram", afirmou Stanley Ho, que falava sexta-feira no final da cerimónia de imposição de condecorações por ocasião do oitavo aniversário de Macau como Região Administrativa Especial da China, que se celebrou a 20 de Dezembro de 2007.
A Sociedade de Jogos de Macau deveria ter lançado a 15 de Janeiro a Operação Pública de Venda de 25 por cento das suas acções do capital aumentado da empresa, mas adiou a operação sem, na altura, dar detalhes do processo.
De acordo com a imprensa de Hong Kong, a Sociedade de Jogos de Macau iria colocar no mercado 1,25 mil milhões de novas acções numa primeira fase destinada a investidores institucionais e obter mil milhões de dólares americanos (cerca de 681 milhões de euros) no processo completo.
A Sociedade de Jogos de Macau é o único operador de Jogo em Macau que não está cotado no mercado de capitais e o processo de listagem bolsista tem vindo a sofrer atrasos devido a uma disputa judicial entre Stanley Ho e a irmã Winnie sobre vários assuntos relacionados com a Sociedade de Turismo e Diversões de Macau, empresa que detém 80 por cento do capital da Sociedade de Jogos de Macau.
A entrada na bolsa é feita através de uma terceira empresa que passou a deter a Sociedade de Jogos de Macau e que tem uma estrutura accionista (antes do aumento de capital) idêntica à da empresa de jogo.
Stanley Ho, que foi condecorado com a medalha Grande Lótus, a mais alta condecoração atribuída pelo Governo local, disse ainda estar muito satisfeito com o reconhecimento do Governo.
"Isto demonstra que eu, ao longo dos anos, tenho vindo dar uma grande contribuição para toda a sociedade. E convido toda a sociedade a ajudar a desenvolver Macau no melhor interesse das pessoas que como eu vivem aqui", disse um sorridente Stanley Ho que estava acompanhado pela quarta mulher, e por dois dos seus 17 filhos - uma filha da terceira mulher e Lawrence Ho, filho da segunda mulher.

Os distintos

Na lista de distinguidos pelo Governo de Macau em 2007, o magnata do jogo Stanley Ho e Leong Sut U, ex-presidente da Associação dos Chineses do Sudeste Asiático e homem dedicado à pintura tradicional chinesa, destacam-se ao receber a Grande Lótus, a mais alta condecoração entregue pelo executivo local.
Entre as figuras da sociedade local distinguidas, Edmund Ho atribuiu ainda uma medalha de mérito Cultural à Associação Musical Tuna Macaense, cujas músicas contribuem para manter vivo o patuá, o dialecto local, e de mérito Altruístico a Fátima Santos Ferreira.
O segundo departamento de investigação do Comissariado Contra a Corrupção recebeu a medalha de Valor e Maria Antónia Espadinha, ex-coordenadora do Departamento de Português da Universidade de Macau, o título honorífico de Prestígio.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com