3.2.08

PRÓXIMOS DIAS SÃO DEDICADOS A TESTES
Gás natural chegou ontem

Macau vai começar a utilizar gás natural na produção de energia no primeiro semestre deste ano, depois da empresa Sinosky Energy ter garantido ontem a chegada do gás ao território, disse à Lusa fonte ligada ao processo.
A mesma fonte explicou que depois da conclusão da construção da nova central de abastecimento de gás natural nos aterros entre as ilhas da Taipa e de Coloane e da sua ligação por condutas de alta pressão à central térmica da Companhia de Electricidade de Macau, numa distância de 6,5 quilómetros, serão agora iniciados os testes de condicionamento.
"Os próximos dias são dedicados em exclusivo a testes nas condutas porque é preciso garantir todas as condições especiais de fornecimento antes de efectuar a ligação ao gerador", disse.
Depois de concluídos os testes das condutas será iniciada uma nova fase de testes na própria central que deverão prolongar-se por um ou dois meses, após os quais a produção de energia poderá ser feita também com gás natural e não apenas com recurso a gasóleo, como acontece actualmente.
A utilização do gás natural na produção de energia foi decidida pelo governo de Macau para diversificar as fontes energéticas do território, ao mesmo tempo que é assegurada maior protecção ambiental.
Além da central de abastecimento à Companhia de Electricidade de Macau, a Sinosky vai ainda construir, até 2010, uma central de descarga de LNG que estará ligada a um terminal na cidade continental chinesa de Zhuhai por condutas submarinas de alta pressão.
Para esse projecto, a empresa prevê investir cerca de mil milhões de dólares, incluindo o terminal de Zhuhai.
De acordo com os dados da companhia, a Sinosky deverá fornecer a Macau 180 milhões de metros cúbicos de gás natural em 2008 e 2009, num aumento gradual que atingirá os 520 milhões de metros cúbicos em 2015.
Além da produção de energia, Macau lançou também um concurso público para de fornecimento à cidade de gás num processo de candidaturas que decorre até final de Março e que deverá estar concluído (contrato de adjudicação) até ao final do ano.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com