Empresa concluiu trabalhos preparatórios
CEM a postos para usar gás natural
CEM a postos para usar gás natural
Com a disponibilidade de gás natural proveniente do Continente desde Janeiro, a CEM levou a cabo, ao longo das últimas cinco semanas, os trabalhos preparatórios sobre o uso de gás natural para a geração de energia. Segundo um comunicado da empresa difundido ontem, esses trabalhos foram terminados "muito satisfatoriamente e com grande eficiência". Os resultados desses trabalhos "mostram que a CEM está a postos para poder usar gás natural para geração de energia, na sua Central Térmica de Coloane B, de forma segura e sem quaisquer restrições."
Uma vez que o gás natural contribui para a redução das emissões atmosféricas, a CEM acredita que a introdução do uso de gás natural no processo de geração de energia eléctrica será a melhor forma de melhorar continuamente a protecção ambiental.
Desde 1998, aquando da extensão da Central Térmica de Coloane, que a CEM considera a possibilidade de uso de gás natural como uma energia mais limpa.
De entre os vários métodos de geração por combustíveis fósseis líquidos com fins comerciais, a turbina a gás de ciclo combinado demonstra ser o método mais favorável ao ambiente. Esta tecnologia tinha já sido introduzida durante os últimos melhoramentos na Central de Coloane nos últimos anos, tendo-se instalado infra-estruturas capazes de utilizar o gás natural. Representa aproximadamente cerca de 30% da actual capacidade instalada da CEM.
A empresa considera que a importação de gás natural "virá melhorar ainda mais a diversificação da estrutura energética de Macau a fim de aumentar a flexibilidade da adopção de diferentes fontes primárias de energia", tais como a importação de energia eléctrica do Continente, o fuelóleo, o óleo diesel e o gás natural. Esta diversificação "pode aumentar a estabilização das tarifas da CEM pois permite o uso das fontes de energia mais económicas de entre todas as disponíveis."