12.3.08

Empresa justifica operações com bom desempenho em Macau
Air Asia começa a voar
para Hong Kong a 15 de Maio


A companhia aérea de baixo custo Air Asia vai iniciar operações diárias entre Kuala Lumpur e Hong Kong a 15 de Maio, com um preço de lançamento de cerca de 100 patacas, foi ontem anunciado.
"Acredito que Hong Kong, se conseguirmos os tempos certos do voo, será uma grande rota para nós", disse Tony Fernandes, administrador executivo da empresa em declarações aos jornalistas em Kuala Lumpur.
Com apenas um voo no período da manhã entre Hong Kong e a capital da Malásia, Tony Fernandes pretende adicionar uma segunda ligação no período nocturno para cativar os passageiros de negócios e considera que "rapidamente" a nova rota possa ter uma frequência de quatro a cinco voos diários.
Na nova ligação da Air Asia, a companhia vai utilizar aviões Airbus A-320 com capacidade de transporte de 180 passageiros em classe única.
A rota entre Hong Kong e Kuala Lumpur é actualmente efectuada pela Cathay Pacific, com três voos diários, e pela Malasia Airlines, com duas ligações.
A Air Asia iniciou contactos com Hong Kong há quatro anos, mas os elevados custos de operação fizeram a companhia optar em 2005 por Macau, voando actualmente para vários destinos como Banguecoque e Kuala Lumpur.
Há cerca de um ano, a Autoridade do Aeroporto de Hong Kong anunciou um investimento de cerca de mil milhões de patacas na construção de uma zona com 10 posições para pequenos aviões e para companhias de rápida rotação como as low-cost.
"O que fizemos em Macau provavelmente despertou o interesse do aeroporto de Hong Kong", disse Tony Fernandes ao salientar que a Air Asia, que tem uma rotação de cerca de 25 minutos, efectua actualmente 12 ligações diárias de cidades da região com Macau.
"Em quatro anos somos a segunda a operar mais voos no aeroporto de Macau e não estamos muito longe da Air Macau. Por isso, o potencial de crescimento do negócio em Hong Kong é muito bom e não há razões para que Hong Kong não possa ter 12 ou mais voos da Air Asia diariamente", afirmou.
Além de Kuala Lumpur, a Air Asia estuda outras cidades da região como Banguecoque, Jacarta, Kota Kinabalu ou Penang para ligações com Hong Kong.
Para o director do turismo da Malásia em Hong Kong, Mirza Mohammad Taiyab, as ligações da Air Asia com a antiga colónia britânica poderão fazer crescer em cerca de 30 por cento o número de turistas de Hong Kong para a Malásia que em 2007 totalizaram cerca de 100.000 pessoas.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com