Reitora portuguesa veio reforçar acordo de cooperação entre as instituições
Universidade de Aveiro visita UCTM
Universidade de Aveiro visita UCTM
Maria Helena Nazaré, reitora da Universidade de Aveiro, esteve em Macau este fim-de-semana para uma visita à Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau (UCTM), na qual foi renovado o acordo de cooperação entre as duas instituições na área da investigação científica, intercâmbio de alunos e professores.
Segundo o Ou Mun, esta é a segunda visita desde 2007, sendo que Xu Ao Ao, reitor da UCTM, esteve em Aveiro há oito meses.
Na recepção à reitora portuguesa, Xu começou por agradecer a "calorosa recepção" a que teve direito em Aveiro. Relativamente à cooperação entre as duas universidades, segundo o responsável, apesar da UCTM ter apenas 8 anos, já conseguiu notáveis melhorias e desenvolvimentos no que toca ao ensino. Do mesmo modo, disse ainda, com a ajuda da sociedade local, a universidade, que conta com cerca de 7 mil alunos, conseguiu também afirmar-se em áreas como a medicina chinesa, vendo os seus méritos reconhecidos em Macau e além-fronteiras.
Por seu turno, Maria Helena Nazaré desvalorizou o facto de a UCTM ter apenas 8 anos. De acordo com a responsável, não importa a longevidade de uma universidade, mas sim o espírito de juventude, enérgico, que permita realizar estudos académicos e científicos, com o objectivo de aumentar continuamente a qualidade do seu ensino e dos seus alunos.
Neste sentido, destacou a reitora, a Universidade de Aveiro tem expectativas relativamente ao facto de a cooperação entre ambas as instituições proporcionar benefícios recíprocos na melhoria da qualidade e níveis académicos.
A Universidade de Aveiro é uma instituição pública criada em 1973, que rapidamente se transformou numa das mais dinâmicas e inovadoras universidades do país, frequentada por cerca de 13.000 alunos em programas de graduação e pós-graduação.
A UA é ainda um parceiro de empresas e de outras entidades nacionais e internacionais, com as quais coopera em diversos projectos e programas e às quais presta serviços, sendo por isso um espaço de investigação onde se desenvolvem produtos e soluções inovadoras que contribuem para o avanço da ciência e tecnologia. A título de exemplo, refira-se que a instituição tem protocolos com a empresa alemã Siemens.