"From Macao to Rio de Janeiro", em Julho, na capital alemã
Macau empresta nome a
festival de poesia em Berlim
Macau empresta nome a
festival de poesia em Berlim
Aquele que é considerado um dos mais importantes festivais de poesia da Europa é este ano dedicado à língua portuguesa e encontrou em Macau a inspiração para o nome: «Poesiefestival Berlin: From Macao to Rio de Janeiro».
Ao contrário do que possa parecer, no entanto, Macau apenas dá nome (e exotismo) ao festival, na medida em que a organização não procurou convidar ninguém que, do Oriente, desse sentido ao próprio nome encontrado.
Na verdade, tanto quanto o PONTO FINAL apurou em Berlim, não haverá nenhum representante de Macau, sendo basicamente portugueses, africanos e brasileiros os poetas convidados.
Do Brasil irá, por exemplo, Arnaldo Antunes, que a maior parte conhecerá do seu percurso musical, nomeadamente nos Tribalistas (Antunes é o único nome confirmado até ao momento). De Portugal não são conhecidos os convidados, mas na página associada ao festival podem ouvir-se textos de Gonçalo M. Tavares ou Adília Lopes.
O «Poesiefestival Berlin: From Macao to Rio de Janeiro» decorre de 5 a 13 de Julho na Academia das Artes (Akademie der Künste) da capital alemã e o programa oficial será divulgado durante Abril.
O festival não se limita à leitura de textos e inclui uma programação com música, dança, performance e artes visuais.
O Poesiefestival já teve, entre outros, como convidados anteriores os norte-americanos Lawrence Ferlinghetti e Laurie Anderson. E centrou as suas atenções na Austrália (em 2003), na Irlanda e na língua celta (em 2004), nos países de língua espanhola (em 2005), na Suíça (em 2006) e na poesia da província canadiana do Québec (no ano passado).
João Paulo Meneses