18.4.08

Içado sinal "um" de tempestade tropical
Aproximação do tufão Neoguri

Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau (SMGM) hastearam ontem o sinal número um de tempestade tropical devido à aproximação do território do tufão Neoguri, cujo significado em coreano é "urso".
De acordo com António Viseu, subdirector dos SMGM, a meio da tarde de ontem, o tufão a cerca de 700 quilómetros a su-sudoeste de Macau e deslocava-se para nor-noroeste a cerca de 14 quilómetros por hora.
A manter-se a rota da tempestade, que registava ventos de cerca de 130 quilómetros por hora, o Neoguri deverá atingir a ilha de Hainão na noite de hoje.
"Não deverá acontecer uma mudança de rumo, mas é preciso estar alerta a qualquer mudança", disse António Viseu.
Com a aproximação da tempestade tropical - que a manter-se a rota deverá atingir o ponto mais próximo a cerca de 500 quilómetros na noite de hoje - Macau será afectado por chuvas, trovoadas e aumento da intensidade do vento a partir de sexta-feira e durante todo o fim-de-semana.
Com a entrada da tempestade tropical num semicírculo de 800 quilómetros em volta de Macau, começam a ser hasteados os sinais de alerta que aumentam consoante a intensidade dos ventos e a aproximação da tempestade, numa escala de cinco níveis que integra os números um, três, oito, nove e dez.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com