22.4.08

Projecto prevê construção de um total de 62 quilómetros quadrados, o dobro da área de Macau
Aterros em Zhuhai levantam
preocupações ecológicas


Zhuhai planeia reclamar terra em cerca de sete áreas diferentes, perfazendo um total de 62 quilómetros quadrados, o dobro da área de Macau. Segundo o Ou Mun, os novos terrenos serão usados para o desenvolvimento industrial, nomeadamente de sectores ligados aos recursos hídricos, e construção urbana. As autoridades de Zhuhai já realçaram que os aterros foram estudados cientificamente, segundo um método de protecção ambiental, e que irá fornecer o espaço que a cidade precisa para se desenvolver. Alguns residentes receiam, no entanto, que os novos aterros prejudiquem a ecologia da zona.
Os planos para os recursos costeiros da província de Guangdong envolvem 30 projectos, num total de 146 quilómetros quadrados, nomeadamente em Zhuhai, Shantou e Guangzhou e Nansha. Os 62 quilómetros quadrados que compete a Zhuhai alargar correspondem a mais de 40 por cento da actual terra reclamada pela província.
Neste momento, Zhuhai tem 18 projectos em curso. Os novos aterros na secção sul da Qinglv Road North e na zona industrial da fronteira de Zhuhai com Macau já foram aprovados pelo Governo Central, enquanto os localizados no porto de Gaolan receberam aprovação do governo provincial. Outros projectos ainda esperam deferimento.
De acordo com o Ou Mun, as autoridades de Zhuhai enfatizam que os planos seriam estudados cientificamente e que a protecção ambiental não havia sido esquecida. Por outro lado, seriam seguidos à risca os planos da província de Guangdong e as terras seriam reservadas ao desenvolvimento económico. Segundo o jornal chinês, Zhuhai também se compromete a usar algumas zonas para construções ecológicas.
Alguns especialistas e residentes mostram-se, no entanto, preocupados com a ecologia marítima da zona, sendo que um perito explicou que os novos aterros alterariam a aparência geo-morfológica da orla. Por outro lado, as novas construções iriam influenciar as correntes e encheriam demais a costa, o que poderia causar um desastre ambiental. Especialistas também indicam que, se os novos aterros serão usados para o desenvolvimento industrial, a contaminação das águas poderia vir a acontecer.
A área marítima de Zhuhai tem um total de 6,100 quilómetros quadrados. No passado, já reclamou mais de 400 quilómetros quadrados de terras, correspondendo a um quinto da sua área total. O aeroporto e a Qinglv Road estão aliás construídos sobre novos aterros. As zonas circundantes à ilha da Montanha já aumentaram cerca de 30 por cento graças à terra reclamada.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com