17.4.08

Serafina Martins, de visita a Macau, prepara dicionário de autores lusos
À procura do orientalismo
em português


Serafina Martins, investigadora do Centro Literário de Expressão Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, está em Macau com o objectivo de procurar textos de autores portugueses orientalistas. Ontem, esteve na sede do Instituto Português do Oriente a apresentar o livro Contos Portugueses, século XIX - XXI, Antologia Crítica, e aproveitou para explicar o trabalho que pretende desenvolver em Macau e que irá servir de base para um dicionário de autores portugueses orientalistas do século XIX, XX e XXI.
Serafina Martins disse à TDM que "estou em Macau para procurar textos que não existam em Portugal. Vou pesquisar mais concretamente textos de autores do século XIX e inícios do século XX, sendo que já tenho alguns nomes de portugueses que estão meramente referenciados em Portugal e quero ver o que é que encontro deles cá. Por outro lado, também quero tentar encontrar autores portugueses orientalistas desconhecidos".
A investigadora admitiu já ter ido ao arquivo histórico da RAEM e ter ficado muito contente com o que encontrou, nomeadamente textos de autores como Emílio Bruno e Francisco Carvalho. A verdade é que ainda não há data de publicação para este dicionário que ainda só vai numa fase embrionária de pesquisa. E o maior trabalho ainda é o definir o conceito de orientalismo. "Este é conceito muito aberto e eu estou a aproveitar, enquanto faço esta pesquisa, para fazer uma reflexão sobre o assunto e tentar definir um conceito aceitável. Em especial em Portugal, esta ideia nunca foi muito explorada".
Durante a apresentação da antologia crítica de Contos Portugueses, século XIX - XXI, que junta 10 autores, Serafina Martins ainda admitiu que um segundo número estava em preparação e que iria sair para breve. Com incidência nos mesmos séculos, a próxima antologia crítica de Contos Portugueses reunirá oito autores.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com