Wen Jiabao assegura fornecimento de arroz a Macau e HK
"Não se preocupem"
"Não se preocupem"
O primeiro-ministro chinês Wen Jiabao disse segunda-feira que o governo central "vai garantir o fornecimento de arroz a Macau e Hong Kong". As declarações do governante surgem na sequência dos aumentos significativos dos preços do arroz nas duas regiões.
"Residentes de Macau e Hong Kong, por favor não se preocupem", disse Wen, citado pelo South China Morning Post.
Wen, que se encontrava em Vientiane para participar na Conferência Regional do Grande Rio Mekong, acrescentou que as China é um grande produtor de arroz e que tem, muitas reservas armazenadas. O país parou as exportações, mas apenas para assegurar o fornecimento doméstico, que inclui as duas Regiões Administrativas Especiais e Taiwan.
Em alguns supermercados de Macau, os preços do arroz aumentaram 15 por cento de um dia para o outro, escrevia o Ou Mun na edição de ontem. O jornal cita gerentes de espaços comerciais que justificam a medida com o facto de os preços das importações de arroz da Tailândia já aumentaram em cerca de 30 por cento, o que obriga por sua vez à subida dos preços de revenda. O mesmo responsável citado pelo jornal disse ainda que os preços de venda só não aumentaram na mesma proporção que os da importação porque ainda há reservas de arroz compradas previamente aos aumentos.