15.5.08

CCM anuncia programa para Julho e Agosto: sete workshops e três espectáculos para toda a família
Verão em cheio

O Centro Cultural de Macau (CCM) levantou o véu da sua programação para o próximo Verão. O ciclo de actividades tem início com sete workshops. De 23 de Junho a 26 de Agosto, instrutores da Holanda, Taiwan, Hong Kong e Macau vão marcar presença no Centro Cultural, proporcionando experiências enriquecedoras a pessoas de todas as idades. Como no ano passado, as crianças da cidade vão poder voltar a explorar as suas mentes e corpos através do workshop “Uma Viagem ao Corpo e Mente da Criança”. Pais, professores e mesmo os mais pequenos vão poder melhorar as sua técnica de narração com o workshop “Contar Estórias”, e terão ainda a oportunidade de aprender a fazer e animar marionetas graças ao “Workshop de Marionetas do Burrinho”. Todas estas actividades de índole infantil vão decorrer em cantonense (à excepção do workshop de marionetas, que também será dirigido em inglês) e estão abertas às crianças entre os 3 e 12 anos de idade.
Os jovens também vão poder animar o seu verão com o “Workshop de Hip Hop”, que será dirigido pelo Instituto ISH, um grupo multi-disciplinar de artistas jovens dos Países Baixos. O workshop de Hip Hop de duas semanas cobrirá a maior parte da cultura Hip Hop, da street e break dance ao rap e o beat box. Depois, os “b-boys” de Macau sobem ao palco do Pequeno Auditório do CCM no dia 5 de Julho para mostrarem o que aprenderam com a “crew” holandesa. O workshop será apresentado em inglês e está a aceitar jovens entre os 13 e 18 anos.
Os adultos também não foram esquecidos. O CCM criou três workshops que focam aspectos centrais da indústria das artes e entretenimento. Formadores especializados vão ensinar aos participantes como organizar as suas próprias indústrias criativas (“Workshop de Administração Artística”), e como produzirem música (“Workshop de Design Musical”) e luzes de palco (“Workshop de Desenho de Iluminação”) para teatro. A primeira actividade será leccionada em mandarim, e as restantes em cantonense.
As inscrições para todos os workshops de verão abrem a 17 de Maio e encerram a 16 de Junho.

Musical de marionetas Burrinho

Uma busca por meias perdidas e o significado da amizade estão no centro do Burrinho, um musical pela companhia de Amesterdão Teatro Terra, que estará em cena do Pequeno Auditório do CCM entre os dias 11 e 13 de Julho. Baseado na célebre e premiada série holandesa de Rindert Kromhout, o espectáculo é protagonizado por fantoches Bunraku e está recheado de canções animadas como o rap do Marabu ou a balada enternecedora do Burrinho. Estes fantoches de tamanho real conseguem contar uma história comovente sobre a natureza da amizade, explicando às crianças (e a alguns adultos...) que a amizade por vezes é algo espontâneo, e deixar que um amigo tenha outros amigos faz parte dela. O Teatro Terra foi fundado em 1978 pelo seu director artístico Theo Terra, e é reconhecido como um dos melhores grupos internacionais de teatro infantil, tendo sido recebido com entusiasmo pela Europa, Estados Unidos e Ásia. Em Macau, as três sessões das oito da noite terão diálogos em cantonense (com canções em inglês e legendas em chinês e inglês), mas o CCM criou um espectáculo especial em inglês para a matiné de domingo, dia 13.

Um Sonho de Uma Noite de Verão sul coreano

A 25 e 26 de Julho, o Pequeno Auditório do CCM vai ser sequestrado pelos Dokkebi, divertidos duendes coreanos que vão lançar a sua magia nesta surpreendente adaptação da peça de Shakespeare “Sonho de Uma Noite de Verão” pelo Teatro Yohangza da Coreia do Sul. Encenada por Jung-Ung Yang, recente vencedor do Prémio de Melhor Jovem Dramaturgo Sul Coreano do Ano, a peça combina teatro ocidental clássico com folclore mítico da Coreia. A história emaranhada dos quatro amantes é contada através de uma mistura inovadora de dança, canção, música tradicional coreana e teatro físico pleno de imaginação e tropelias capazes de cativar crianças e adultos.
“Yohangza” significa “viajante”, por isso não é de espantar que esta companhia sul coreana tenha percorrido o mundo desde a sua fundação em 1997 pelo encenador e escritor Jung-Ung Yang, tendo ganho diversos prémios e agradado aos públicos coreano e internacional. Depois de conquistar o Festival de Edimburgo em 2005, em 2006 o Teatro Yohangza espantou o público do Barbican, em Londres, e o dos festivais de Shakespeare na Polónia e Alemanha. No ano passado, a companhia encantou todos os que assistiram aos seus espectáculos no Festival de Artes de Hong Kong e em diversos festivais na Austrália. O “Sonho de Uma Noite de Verão” será apresentado em coreano com legendas em inglês e chinês.

A Família de palhaços russos

O irresistivelmente engraçado A Família, um espectáculo de palhaços pelo Teatro Licedei, a mais relevante escola de palhaços da Rússia, vai gerar a confusão geral no Pequeno Auditório do Centro Cultural de 29 a 31 de Agosto. Fundado por Slava Polunin, criador do Espectáculo Slava na Neve, e por outros palhaços russos que mais tarde se integraram no Cirque du Soleil, o Teatro Licedei irá apresentar a sua produção aclamada pela crítica A Família, que esgotou lotações no Festival de Avignon de 2005 e no Festival de Edimburgo de 2006. Na zona de transição entre a palhaçada, a pantomina, o espectáculo de variedades e a farsa trágica, sem diálogos nem contexto social, A Família destina-se a todas as idades e nacionalidades com o seu retrato de uma família muito anormal, mas muito divertida. A mãe grávida, o pai bêbado e os quatro filhos algo endiabrados provocam a anarquia organizada no auditório, enquanto prestam uma homenagem tanto aos palhaços modernos como aos tradicionais. Com os seus rostos pintados de branco e o cabelo espigado, cada membro da família pega numa caricatura e foge com ela do palco para o meio de uma plateia extasiada, que se junta à brincadeira alinhando na luta de almofadas, deixando-se abraçar ou até molhar, se alguém se sentar no sítio errado...

Centro Cultural de Macau (Texto editado)

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com