Comissão de Apoio ao Desenvolvimento Turístico ouve problemas do sector
Falta de recursos humanos é dominante
Falta de recursos humanos é dominante
A Comissão de Apoio ao Desenvolvimento Turístico esteve ontem reunida para debater os problemas relacionados com os recursos humanos que afectam o sector do turismo. O encontro, realizado na manhã de ontem, contou com a presença de representantes de diversas empresas que revelaram as dificuldades com que se deparam quando pretendem contratar funcionários não-residentes.
Também presente no encontro esteve o director dos Serviços de Turismo, Costa Antunes, que deu, em declarações aos jornalistas, exemplos de alguns problemas do sector. "A necessidade de guias turísticos em línguas especiais, mas também a dificuldade em ter pessoal preparado para fazer face ao desafio das novas infra-estruturas na área das convenções, da restauração ou dos hotéis, e também a nível dos transportes. Todos estes assuntos foram trabalhados na reunião de uma forma muito aberta e foram recolhidas esses informações pelo gabinete respectivo."
Outro aspecto a merecer a classificação de urgente diz respeito às dificuldades específicas que as Pequenas e Médias Empresas (PME) têm no processo de recrutamento de trabalhadores não-residentes. "Para as PME, há necessidade de um tratamento especial em relação às grandes empresas", disse ainda Costa Antunes.
A reunião ficou ainda marcada pelo facto de o empresário e deputado David Chow ter abandonado os trabalhos a meio da manhã, visivelmente desagradado com a forma como os trabalhos estavam a decorrer, segundo a Rádio Macau. Instado a esclarecer a sua atitude, Chow recusou prestar declarações.