8.5.08

DJ norte-americana famosa atrás dos pratos e nas capas de revistas masculinas
"Tocar na China é uma benção"

Rui Cid

Pela primeira vez, Macau tem o prazer de poder ver e ouvir ao vivo a DJ Diamond. A actuação ocorrerá sábado, no MP4.
A entrevista estava marcada para um hotel da cidade. À hora combinada, abrem-se as portas do elevador, e ,do interior, surge uma loira escultural. No lobby, um grupo de turistas chineses acabara de chegar. DJ Diamond atrai os olhares. Esta americana natural do Havai tem, de facto, uma presença difícil de ignorar. Nicole, nome de baptismo, está impecavelmente vestida. Calças de tecido pretas e uma t-shirt, de algodão, igualmente preta, mas com uma inscrição a prateado: DJ Diamond. Não podia haver engano.
A primeira pergunta versa, naturalmente, as primeiras impressões do território. Diamond confessa não ter, ainda, uma ideia formada de Macau. Afinal de contas, está no território há pouco mais de 24 horas. Ainda assim, teve tempo para ficar encantada com um restaurante local onde diz ter jantado "a melhor comida tailandesa do mundo."
Com actuações em vários locais do mundo, a artista toca em Macau pela primeira vez, mas conta dezenas de participações em cidades chinesas como Xangai, Pequim e Shenzhen entre várias outras: "Adoro a China. As pessoas são muito positivas, com a energia sempre no máximo. Tocar na China é uma bênção." Perguntamos-lhe por Portugal. O sorriso abre-se: "É com muita pena que não ainda não conheço Portugal. Adorava lá ir. Tenho uma ligação afectiva com Lisboa. A minha mãe apesar de não ser portuguesa nasceu lá!"
Musicalmente, o estilo de Dj Diamond vai do electro-funky, passando pelo electro house ao trance progressivo: "É o tipo de música que ouço, que me dá prazer. Não me vejo a tocar outra coisa, não faria sentido tocar, por exemplo hip-hop, se não gostasse desse género de música."
Diamond sempre gostou das artes performativas: "O meu pai era mágico, e desde cedo que criei um gosto especial pela arte da performance". A norte-americana viu na arte de misturar música a combinação perfeita de todas as suas paixões, e para abraçar a carreira de DJ profissional, do Havai para San Diego na Califórnia.
Mulher multifacetada, Nicole, fez teatro durante 12 anos, e é bacharel em medicina desportiva. A sua estampa física não passou despercebida e foi destaque em algumas revistas dedicadas ao publico masculino como a Playboy, a FHM ou a Maxim não só por ter pousado como modelo, mas, também, pelo seu trabalho enquanto artista.
Para a actuação no território, Diamond tem programado um set de duas horas: "Prometo uma noite bastante animada. Disseram-me que aqui em Macau as pessoas gostam muito de musica comercial e de hip-hop, e então vou pegar em músicas de artistas que toda as pessoas conhecem como Madonna ou Britney Spears e transforma-las num agradável, espero, set de electro-house. Penso que as pessoas vão gostar."
Depois de actuar no sábado em Macau, a artista parte no domingo para uma performance em Xangai, regressando segunda-feira à Califórnia. Para o Verão já tem agendados dezenas de concertos.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com