15.5.08

Recaem sobre o primeiro-ministro israelita suspeitas de corrupção
Adelson questionado no âmbito
da investigação a Olmert


Sheldon Adelson, o magnata do jogo por detrás da Las Vegas Sands, foi interrogado na passada terça-feira pela Unidade Anti-Fraude da polícia israelita, no âmbito das investigações por corrupção a Ehud Olmert, o primeiro-ministro de Israel.
De acordo com o jornal Ha'aretz, as autoridades perguntaram a Adelson se Olmert lhe tinha pedido para que adquirisse para os seus hotéis mini-bares comercializados pela testemunha-chave na investigação, Morris Talansky, tal como Adelson, um bilionário norte-americano e judeu. A investigação centra-se na suspeita de que Olmert teria recebido milhares de dólares de Talansky no final dos anos 90, na época em que Olmert era o presidente da Câmara de Jerusalém.
A polícia israelita revistou nesta segunda-feira a Câmara de Jerusalém e apreendeu documentos relacionados com a investigação.
"Os agentes entraram hoje na Câmara em busca de documentos da época de Olmert como presidente e apreenderam documentação relativa à investigação realizada", disse à agência Efe Miki Rosenfeld, porta-voz da polícia israelita, que não quis dar outros detalhes sobre o tipo de documentação apreendida.
Esta foi a segunda vez em cinco meses que a polícia revistou a Câmara em busca de provas que acusem de corrupção o chefe do governo. Na primeira ocasião também foram revistados vários ministérios dos quais Olmert foi titular.
Olmert já reconheceu publicamente ter recebido dinheiro de Talansky, mas afirmou que os recursos tinham como objectivo financiar sua carreira política e que não favoreceu o empresário quando estava em cargos públicos.
O chefe do governo israelita já foi investigado noutras três ocasiões por suspeitas de corrupção, mas até o momento nunca foi levado perante a Justiça.
Olmert também anunciou já que abandonaria a chefia do governo se fosse formalmente acusado.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com