12.6.08

Má qualidade do ar é o elevado preço a pagar pelo desenvolvimento industrial
Poluição mata pelo menos
10 mil por ano no Delta


Pelo menos 10.000 pessoas morrem todos os anos em Hong Kong, Macau e na região sul do continente chinês devido ao agravamento regional da poluição atmosférica, indica um estudo ontem divulgado em Hong Kong.
A poluição atmosférica é responsável pela ocupação de 440.000 camas de hospital e 11 milhões de consultas médicas todos os anos, indicam os dados do estudo efectuado pela consultora Civic Exchange.
“Estimamos que haja 10.000 mortes atribuídas à poluição atmosférica, 10.000 mortes que poderiam potencialmente ser evitadas”, afirmou Anthony Hedley, professor no departamento de medicina comunitária na Universidade de Hong Kong, que parcialmente conduziu o estudo.
O mesmo responsável garante que as estimativas “são muito conservadoras” e que o preço a pagar pela poluição “é muito alto”.
Os investigadores estimam que o preço da poluição na região do Delta do Rio das Pérolas, onde as três regiões estão inseridas, seja de 6,7 mil milhões de yuan anuais em custos médicos e perdas de produtividade.
Imagens de satélite mostram que a situação na região piorou consideravelmente entre 2003 e 2006, o ano em que os dados foram recolhidos.
A área do estudo compreende Hong Kong, Macau e o Delta do Rio das Pérolas que se transformou na base de milhares de indústrias nos últimos 30 anos de forte desenvolvimento chinês.
A equipa de investigadores aconselham os governos de Macau, Hong Kong e da província continental de Guangdong a adoptarem medidas de gestão da qualidade do ar, reforçar padrões da qualidade do ar e melhorar a informação sobre a qualidade do ar à população.
Relativamente a Hong Kong, cuja poluição alguns grupos económicos consideram estar a colocar em causa as potencialidades da cidade para atrair altos quadros empresariais, o estudo aconselha o governo a reforçar medidas para reduzir as emissões dos transportes marítimos e terrestres.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com