25.6.08

“Macau - Local Docu Power 2008”
CCM dá workshops e mostra
documentários nas escolas


Depois de ter anunciado recentemente o seu apoio a mais uma leva de documentários realizados em e sobre Macau, resultado da iniciativa “Macau - O Poder do Documentário”, o Centro Cultural de Macau vem agora disponibilizar dois workshops sobre produção documental. Criados com o objectivo de preparar melhor os 15 realizadores patrocinados pelo CCM, estes workshops estão ainda abertos ao público, e vão decorrer entre os meses de Julho e Agosto.
Jimmy Choi, especialista de Hong Kong em filmes e documentários, vai leccionar o primeiro workshop intitulado “Vamos Falar sobre Documentários”, que vai decorrer no fim de semana de 12 e 13 de Julho. Aí, os participantes poderão definir e compreender melhor este género cinematográfico, analisando ainda vários exemplos de filmes e realizadores.
Por seu turno, o experiente director, produtor, guionista e editor de Hong Kong Mathew Tang vai explicar o processo de realização de um documentário em “Produção Cinematográfica de Filmes Faça Você Mesmo”, marcado para os dias 11 de Julho e 23 de Agosto. Na primeira sessão, Mathew Tang vai debruçar-se sobre a sua experiência na concepção criativa e produção de filmes, ao passo que na segunda sessão, monitor e estudantes vão-se sentar numa mesa redonda para debater os vários problemas que enfrentam quando estão a produzir filmes.
As inscrições para os workshops do “Macau - O Poder do Documentário” podem ser feitas no CCM ou na rede Kong Seng. Os workshops são em cantonense e cada sessão custa 40 patacas. Os amigos do CCM tem direito a 10% de desconto.
Para além de se estender ao público, o projecto “Macau – O Poder do Documentário” prepara-se agora para fazer uma digressão em Setembro e Outubro por diversas escolas de Macau, dando a conhecer oito documentários, e esperando conseguir assim chamar a atenção dos adolescentes para vários aspectos da sociedade actual. Para encorajar o debate e reflexão dos estudantes, as escolas podem ainda incentivar os seus alunos a escreverem as suas ideias e enviá-las por email para program@ccm.gov.mo. O autor do melhor texto de cada escola será premiado com um passe livre para o Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Macau de 2009. Entretanto, as inscrições para a digressão pelas escolas continuam abertas, terminando no dia 31 de Julho.
A estreia destes documentários decorreu no dia 29 de Março de 2008 durante o Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Macau do CCM, altura em que se apresentou “Cidade Crescente” (crescimento urbano), “A Voz do Triciclo” (o desaparecimento dos riquexós), “Luzes de Tráfego” (o problema do trânsito), “Fontes de Água de Macau” (o dilema da fonte do Lilau), “Filhos da Terra” (a comunidade macaense), “Deixados para Trás” (os viciados em heroína), “350 Metros” (a Rua Cinco de Outubro, uma das sobreviventes ruas tradicionais de Macau) e “Nós Adoramos Dançar” (dança “street/break”).

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com