5.6.08

Reunião da Comissão Eventual para a Análise do Regime de Concessões Públicas e de Terrenos
Reforço da fiscalização nas obras públicas
para evitar trabalhos adicionais


O Governo está a estudar a aplicação de multas no caso de serem detectadas irregularidades na execução de obras públicas. Esta intenção foi revelada durante a sessão de ontem da Comissão Eventual para a Análise do Regime de Concessões Públicas e de Terrenos.
De acordo com o presidente desta comissão, o deputado Kou Hoi In, na reunião foi abordada a questão da fiscalização e dos processos de execução das obras públicas por forma a evitar-se obras adicionais. "Quando houver problemas relacionados com a qualidade, ou depois de concluída a obra, o governo deve dispor de mecanismos para fiscalizar. Depois de concluída a obra, há um prazo de garantia de dois anos. O empreiteiro, nesse prazo, precisa de assumir a sua responsabilidade em relação aos problemas detectados nas obras", disse o responsável.
Este tema tem estado em discussão nas últimas sessões da comissão, em que foram já referidos quatro projectos que acabaram por dar origem a obras adicionais, aumentando o preço total da obra: a reestruturação da estrada marginal da Ilha Verde, o Macau Dome, a Ponte Sai Van e a Rotunda de Ferreira do Amaral.
O secretário para os Transportes e Obras Públicas, Lau Si Io, disse por seu turno que esta situação será evitada no futuro, com a introdução de mecanismos de controlo e fiscalização. "No futuro vai ser possível clarificar as competências dos serviços responsáveis, e também imputar responsabilidades às empresas."
Quanto ao atrasos verificados ultimamente na autorização dos licenciamentos de obras, Lau Si Io afirmou que as Obras Públicas estão a rever os processos e promete, para Agosto, novas medidas.
"A Direcção dos Serviços de Solos, Obras Públicas e Transportes está a fazer a revisão de procedimentos. A partir de Agosto serão aplicadas novas medidas, e os processos serão, nessa altura, acelerados."
Questionado ainda sobre os estudos apresentados às Obras Públicas para a transferência da Escola Portuguesa para as antigas instalações do Hotel Estoril, Lau Si Io disse apenas que não há novidades.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com