6.7.08

Movimento no aeroporto cresceu
1% no primeiro semestre


O aeroporto internacional de Macau registou no primeiro semestre do ano um crescimento de um por cento no número de passageiros para um total de 2,7 milhões de pessoas, informou ontem a ADA, empresa que gere a infra-estrutura.
De acordo com os números da empresa gestora, entre Janeiro e Junho passaram pelo aeroporto de Macau 2.716.671 pessoas, mais um por cento do que no primeiro semestre de 2007, ano que registou um movimento de 5,5 milhões de passageiros no aeroporto.
Já o movimento de aeronaves, contabilizado em 26.855 aterragens e descolagens, registou uma subida de dois por cento face ao mesmo período do ano passado.
Se os números do semestre são positivos, já os do mês de Junho registaram uma descida comparativamente ao mês homólogo de 2007, com o número de passageiros a cair oito por cento para 426.773 pessoas e o de movimentos de aviões sete por cento para 4.081.
Também em sentido negativo, quer no acumulado dos seis meses quer no mês de Junho, segue a componente de carga com o registo no primeiro semestre de 60.220 toneladas ou menos 31 por cento do que no período homólogo de 2007.
Já as 8.182 toneladas contabilizadas no mês de Junho traduzem uma quebra de 45 por cento face ao mês homólogo do ano passado.
Na carga postal, o cenário é também negativo embora menos acentuado com as 77 toneladas do semestre a representarem uma quebra de 18 por cento e as 14 toneladas de Junho a traduzirem uma quebra homóloga de 11 por cento.
Especialistas do sector da aviação contactados pela Agência Lusa antecipam que o movimento no aeroporto de Macau vai cair no segundo semestre, devido ao início dos voos directos entre Taiwan e o continente chinês, que começam hoje.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com