1.7.08

Semana de Ciência de 5 a 8 de Julho em Macau para celebrar os Jogos
Tecnologia olímpica

Celebrar e divulgar os Jogos Olímpicos de Pequim são os grandes objectivos da Semana de Ciência e Tecnologia. De 5 a 8 de Julho, na doca dos pescadores, a população de Macau poderá ficar a saber os segredos da tocha olímpica ou experienciar algumas das modalidades desportivas que a capital chinesa receberá a partir de 8 de Agosto

Rui Cid

Não há volta a dar. Os Jogos Olímpicos de Pequim são o grande acontecimento do ano na China, e qualquer ocasião é o pretexto ideal para celebrar as olimpíadas. O Conselho de Ciência e Tecnologia da RAEM, com o patrocino do Ministério da Ciência e Tecnologia da China, não fugiu à regra, e decidiu juntar o útil ao agradável.
Ontem à tarde, numa conferência de imprensa, Tong Chi Kin, responsável pelo grupo de trabalho de generalização científica do conselho, explicou que durante os sete anos de preparação dos Jogos Olímpicos, "muitos projectos de grande dimensão foram concretizados" ao nível de recintos desportivos, transportes, informação, protecção ambiental tendo o conceito "Jogos Olímpicos de Alta Tecnologia" dado "frutos concretos" que "ilustram a capacidade de auto-inovação da China". São esses "frutos"- já anteriormente expostos em Pequim nas semanas de ciência e tecnologia de 2007 e 2008 - que chegam agora a Macau para, nas palavras de Tong Chi Kin, "criar no território uma atmosfera calorosa e celebrar jubilosamente os Jogos".
Assim, de 5 a 8 de Julho, quem se deslocar ao centro de convenções da doca dos pescadores ,entre as 10 da manhã e as 8 da noite, encontrará, alem da exposição dos "frutos dos Jogos Olímpicos de Pequim", uma mostra de fotografias dedicada aos campeões olímpicos chineses, e ainda uma área dedicada à "experimentação dos Jogos Olímpicos", onde os visitantes serão estimulados a participar, de forma interactiva, em actividades desportivas como natação, ciclismo, arco e flecha ou ténis de mesa.
Os visitantes poderão ficar a conhecer os mais recentes avanços tecnológicos aplicados em equipamentos desportivos, dos quais se destaca um fato de banho com materiais similares à pele de tubarão. Se as actividades desportivas prometem ser a grande atracão da semana da ciência e tecnologia, há outro objecto que não vai certamente passar despercebido. Uma réplica da tocha olímpica estará em exposição, e será explicado o sistema de combustão que foi inspirado na tecnologia aeroespacial.
Vai Hoi Ieong, Secretário-Geral do Conselho, revelou que os processos de construção da estrutura de aço do Estádio Nacional de Pequim - a fazer lembrar um ninho - e do Centro Nacional de Natação serão igualmente explicados. O Secretário-Geral destacou ainda os desenvolvimentos tecnológicos no âmbito do conceito de "jogos olímpicos verdes", estando presentes na exposição alguns exemplos, como o sistema de produção de electricidade com energia solar ou um sistema de recolha e reutilização de água da chuva. Tong Chi Kin espera que o público acorra à exposição, a exemplo do que sucedeu nas duas anteriores edições da semana da ciência e tecnologia. Este responsável acrescenta que com as ferias a aproximarem-se está é a altura ideal para a realização do evento, assim como referiu que o centro disponibiliza apoio às escolas ao nível dos transportes. De forma a atrair mais público a organização levará a cabo um sorteio diário de três prémios: um cheque no valor de 5 mil patacas, uma réplica da tocha olímpica e uma miniatura do estádio olímpico.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com