19.8.08

Governos de Macau e da província acordam prioridades
Definidos 17 projectos de ajuda a Sichuan

Macau vai contribuir financeiramente para a reconstrução de 17 projectos da zona sinistrada de Sichuan. A primeira fase dos projectos co-financiados pelo Governo da RAEM inclui a reconstrução de casas de agricultores, infra-estruturas de educação e saúde, e instalação de serviços comunitários. Os primeiros 17 projectos de reconstrução estão avaliados em cerca de 1166 milhões de renminbis (1395 milhões de patacas, ao câmbio oficial de ontem). O modelo foi acertado ontem de manhã depois de uma reunião entre a Comissão Coordenadora da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) para o Apoio à Reconstrução das Zonas Afectadas Pós Terramoto em Sichuan Comissão Coordenadora) teve esta manhã (18 de Agosto) uma reunião com membros do grupo congénere do governo da província de Sichuan.
O presidente da Comissão Coordenadora e Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Chui Sai On frisou, ao fazer o balanço da visita, que os serviços públicos competentes do governo da RAEM vão participar activamente nos trabalhos preparatórios e cooperar estreitamente com a parte de Sichuan, para garantia de processamento de todos os projectos em conformidade com os padrões e sistema de administração nacional, bem do cumprimento dos requisitos de qualidade e segurança.
Segundo nota do Gabinete de Comunicação Social, Chui Sai On revelou ainda que “todos os projectos serão alvo de concurso público e o governo da RAEM disponibilizará as verbas necessárias do caderno de encargos, de forma faseada, ou seja, de acordo com o andamento das obras.”
O Secretário da RAEM revelou ainda os dois governos vão efectuar uma fiscalização conjunta no sentido de assegurar o aproveitamento de verbas do erário público e a qualidade das obras.
O secretário disse esperar que a execução dos projectos agora analisados possa começar ainda este ano ou no próximo ano, para que todas as obras fiquem concluídas antes de 2010.
O mesmo responsável adiantou que depois da sugestão do governo de Sichuan e visita a locais vocacionados para a agricultura, Macau dará prioridade aos projectos de reconstrução de casas de agricultores.
Quanto à cooperação na área do turismo, Chui Sai On disse que as duas partes chegaram a consenso sobre vários princípios orientadores, incluindo: convidar responsáveis da tutela do turismo de Sichuan para uma conferência de imprensa em Macau destinada a promoção internacional do turismo da província; organizar deslocações de delegações dos sectores de turismo e de comunicação social a Sichuan; criar uma plataforma de cooperação conjunta para acelerar a recuperação turística da província.
O mesmo responsável referiu, entretanto, que os sectores do turismo de ambas as partes podem beneficiar também das ligações aéreas directas, já retomadas, entre Macau e Sichuan.
A Comissão coordenadora regressou ontem a Macau, no culminar de uma visita três dias a Sichuan.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com