26.8.08

“Macau - O Poder do Documentário 2008” - 12 filmes na forja
Nova fornada a sair

São 12 os documentários que passaram à terceira e final fase da segunda edição do "Macau- O Poder do Documentário", iniciativa levada a cabo pelo Centro Cultural de Macau, um projecto que visa incentivar cada vez mais realizadores de Macau a criarem documentários que registem as mudanças constantes da cidade.
Até meados de Maio, o CCM recebeu 23 candidaturas cobrindo vários temas relacionados com Macau. Depois de passados à segunda fase, os realizadores seleccionados frequentaram três workshops sobre produção documental, dois dos quais estiveram abertos ao público em geral. Depois, as equipas tiveram até ao passado dia 23 de Julho para entregar uma “demo” de 5 minutos e a proposta de produção.
Estas foram analisadas pelo júri, que entrevistou cada grupo e elegeu os filmes que passam à terceira e final fase: são 12, com seis filmes a pertencer à categoria aberta, e seis à de estudantes, e muitos deles serão realizados por documentaristas que participam pela segunda vez no projecto, como é o caso de Fernando Eloy (“Cidade Flutuante”), Rita Iao e Calvin Chiu (“O Jardim Secreto”) e Cecilia Ho (Jeritan – A Sua História). Christina Kuok e Amanda Vong (“Made in Macao”), Chow Son Ieng (“Corrida ao Ouro”), e Tomé Saldanha Quadros (“Macau, música é a diferença”) são os restantes participantes da categoria aberta.
Da categoria estudantil, são agora também conhecidos os seis grupos participantes, todos de nacionalidade chinesa: Chang Chi Hin (“Nicam Macau”), Karen Lai (“18”), Lam Kin Kuan (“Abertura da Cidade”), Chao Pui Iok (“Quem lhes irá oferecer uma casa?), Lei Weng I (“Pescador de Macau”) e o repetente Lao Sin Hang com “Pátio do Mungo”.
Foram três os profissionais da indústria cinematográfica que responderam ao apelo do CCM, avaliando a qualidade de cada proposta de documentário: Connie Lam, que de momento é Directora de Programação do Centro de Artes de Hong Kong, Law Kar, um perito em filmes que trabalha com o Arquivo de Cinema da cidade vizinha, e Esther Yeung, que entre 2004 e 2007 ocupou o cargo de Directora do Festival e Curadora do Programa do Festival de Cinema Asiático de Hong Kong.
O CCM vai subsidiar todo ou parte do orçamento de produção destas equipas (com, no máximo, 50 mil patacas para cada equipa da categoria aberta, e 10 mil para cada equipa estudantil), e a duração de cada filme está estabelecida em 30 minutos para a categoria aberta e 15 no mínimo para a dos estudantes. Estas criações têm de ser submetidas juntamente com todo o material relativo até ao dia 15 de Janeiro de 2009. Posteriormente, os documentários vencedores serão então apresentados no Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Macau de 2009.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com