11.9.08

Projecto piloto de aquecimento de água por energia solar no D. Bosco
Testado primeiro sistema de energias renováveis

O Gabinete para o Desenvolvimento do Sector Energético (GDSE) está a instalar um projecto piloto de aquecimento de água por energia solar na piscina do Colégio D. Bosco, o primeiro “grande projecto” de energias alternativas no território.
Andy Lei, do GDSE, explicou à Agência Lusa que os painéis deverão estar instalados no final do mês, com uma capacidade máxima de aquecimento diário de 16 toneladas de água a 56 graus, suficiente “para banhos de 400 pessoas”.
”É um projecto-piloto em cooperação com o Instituto do Desporto, com um investimento global de cerca de 1,7 milhões de patacas e cujo retorno financeiro está calculado para um prazo de seis anos”, explicou o mesmo responsável.
Andy Lei disse que o projecto foi desenhado “para experimentar o sistema, obter informações reais de operação que serão depois analisadas e divulgadas junto da população”.
“Queremos procurar e testar fontes alternativas de energia para melhorar o ambiente e diminuir as emissões para a atmosfera”, afirmou, salientando que o novo sistema de aquecimento de água permite poupar 23.000 litros de combustível anualmente na produção da energia necessária para o aquecimento da água da piscina.
Em Macau, a produção de energia é feita com recurso a geradores diesel e a gás natural.
Além do sistema na piscina do colégio D. Bosco, o GDSE lançou um concurso público para a instalação de tubos vazios de recolha de calor que será utilizado para aquecimento de água na piscina do Centro Desportivo do bairro Tamagnini Barbosa.
“É mais um sistema a testar para conhecer melhor a realidade dos sistemas de energias alternativas que poderão vir a ser aplicados em Macau”, concluiu.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com