Projecto piloto de aquecimento de água por energia solar no D. Bosco
Testado primeiro sistema de energias renováveis
Testado primeiro sistema de energias renováveis
O Gabinete para o Desenvolvimento do Sector Energético (GDSE) está a instalar um projecto piloto de aquecimento de água por energia solar na piscina do Colégio D. Bosco, o primeiro “grande projecto” de energias alternativas no território.
Andy Lei, do GDSE, explicou à Agência Lusa que os painéis deverão estar instalados no final do mês, com uma capacidade máxima de aquecimento diário de 16 toneladas de água a 56 graus, suficiente “para banhos de 400 pessoas”.
”É um projecto-piloto em cooperação com o Instituto do Desporto, com um investimento global de cerca de 1,7 milhões de patacas e cujo retorno financeiro está calculado para um prazo de seis anos”, explicou o mesmo responsável.
Andy Lei disse que o projecto foi desenhado “para experimentar o sistema, obter informações reais de operação que serão depois analisadas e divulgadas junto da população”.
“Queremos procurar e testar fontes alternativas de energia para melhorar o ambiente e diminuir as emissões para a atmosfera”, afirmou, salientando que o novo sistema de aquecimento de água permite poupar 23.000 litros de combustível anualmente na produção da energia necessária para o aquecimento da água da piscina.
Em Macau, a produção de energia é feita com recurso a geradores diesel e a gás natural.
Além do sistema na piscina do colégio D. Bosco, o GDSE lançou um concurso público para a instalação de tubos vazios de recolha de calor que será utilizado para aquecimento de água na piscina do Centro Desportivo do bairro Tamagnini Barbosa.
“É mais um sistema a testar para conhecer melhor a realidade dos sistemas de energias alternativas que poderão vir a ser aplicados em Macau”, concluiu.