3.9.08

Um ferry da Cotai Waterjets abalroou um barco de pesca ao largo de Macau
Colisão entre embarcações faz um morto

Um morto e dois feridos é o balanço de uma colisão ocorrida ontem envolvendo uma embarcação de pesca, de madeira, proveniente do Interior da China, e uma embarcação rápida de transporte marítimo de passageiros, da Cotai Waterjets, numa zona a 7,5 milhas náuticas de Macau. As três vítimas são os três tripulantes da embarcação de pesca, que foram resgatados, mas um deles veio a falecer no hospital. Do lado dos passageiros do ferry da Cotai Waterjets, há a registar uma ligeira indisposição de um passageiro que, ainda assim, teve igualmente que receber tratamento.
O acidente deu-se às 11h44, de acordo com os dados divulgados pela Capitania dos Portos, depois de o ferry da Cotai Waterjets ter partido de Hong Kong às 11h00, rumo ao Terminal Marítimo da Taipa. A embarcação transportava 130 passageiros com 13 tripulantes a bordo.
Após o acidente, a embarcação de pesca afundou-se e os três tripulantes caíram no mar. Depois do recebimento do alerta, pelas 11h51, o VTS da Capitania dos Portos comunicou imediatamente com os Serviços de Alfândega, que transportaram os feridos para o Centro Hospitalar Conde de São Januário, para receber assistência médica.
Os serviços marítimos competentes do Interior da China, após o alerta enviado pelo VTS da Capitania dos Portos, enviaram pessoal para proceder ao acompanhamento da situação. A embarcação rápida atracou com segurança no Terminal Marítimo Provisório de Passageiros da Taipa.
A Capitania dos Portos anunciou ainda que vai agora enviar pessoal para examinar os danos causados na embarcação rápida da Cotai Waterjets, bem como para verificar a necessidade, ou não, de reparações e as condições de navegabilidade da embarcação.
Do mesmo modo, exortou a Cotai Waterjets a apresentar um relatório sobre o acidente, no sentido de analisar as medidas que esta empresa tem em vigor para evitar a ocorrência de acidentes.
Atendendo a que o local onde ocorreu o acidente é da jurisdição marítima da China, as causas estão a ser investigadas pelos serviços marítimos competentes do Interior da China. Neste sentido, a Capitania dos Portos declarou que prestará, na medida do possível, colaboração, fornecendo informações necessárias à investigação e mantendo contacto estreito com os serviços marítimos de Hong Kong, porto do registo da embarcação rápida sinistrada.
De acordo com um comunicado emitido pela Cotai Waterjets à hora do almoço, em resultado do acidente a empresa viu-se forçada a cancelar a partida de uma embarcação, com origem na Taipa, marcada para as 13h30. Quanto à embarcação envolvida no acidente, atracou na Taipa 3 horas depois do sinistro, às 15 horas. Este atraso foi motivo de diversas críticas de passageiros, como a TDM mostrou. Alguns passageiros criticaram a operadora por ter demorado demasiado tempo a resolver a situação da embarcação, sem que a tripulação tivesse explicado o que aconteceu aos passageiros.
Num comunicado emitido já na noite de ontem, a Cotai Waterjets cita um porta voz da empresa, não identificado, dizendo que "lamentamos profundamente a perda de uma vida e os danos resultantes de um acidente no qual uma embarcação da Cotai Waterjets colidiu com uma outra embarcação."
O mesmo documento refere ainda que, enquanto decorrer o inquérito ao que se passou, a empresa prestará toda a colaboração possível.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com