21.1.08

Académico aconselha
"cautela" aos casinos


Zeng Zhong Iu, professor do Instituto Politécnico de Macau, considera que o Governo e as concessionárias do jogo devem ser "mais cautelosos" nos projectos de expansão, porque o académico prevê que o sector enfrente uma saturação num período entre dois a três anos.
Em declarações ao jornal Ou Mun, Zeng Zhong Iu alertou ainda para o facto de vários países e regiões na Ásia estarem a preparar a legalização do jogo, dando como exemplos Singapura - cujo processo está concluído -, Japão e Filipinas. Além da previsível concorrência destes exemplos, o académico somou ainda o facto de a China ter aprovado a realização de corridas de cavalos em Wuhan, um sinal de que o governo central estará disposto a progressivamente deixar d ter uma atitude proibicionista em relação ao jogo.
Comentando os resultados anuais do sector em 2007, o professor observou que à medida que as operadoras conquistam mais quota de mercado, as suas receitas tendem a diminuir porque os gastos feitos para atrair clientes são também cada vez maiores.
Neste sentido, Zeng nota que a Wynn Macau será a concessionária com mais capacidade de atrair os jogadores mais endinheirados, o que talvez ajude a explicar que, segundo os dados da primeira quinzena de Janeiro, apenas 2 pontos percentuais separem a empresa de Steve Wynn (17 por cento) da Las Vegas Sands (19 por cento).

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com