17.1.08

ADAPTAÇÃO MODERNA DO CLÁSSICO CHINÊS "O QUE É O HOMEM?" TERÁ MAIS UMA ACTUAÇÃO NO CCM
Dose a repetir

A peça de teatro “O que é o homem?” será apresentada pelo Centro Cultural de Macau no Grande Auditório não só a 7 de Março, mas também a 8. Graças à enorme receptividade dos seguidores de teatro da cidade a esta adaptação do clássico chinês “Margem de Água”, o primeiro espectáculo esgotou por completo, sendo agora lançada mais uma actuação da peça, com bilhetes já à venda.
Nesta peça co-produzida pelo Teatro Nacional e Sala de Concertos de Taiwan e pela companhia de teatro e dança de Edward Lam, nove homens e três mulheres aparecem numa audição para um filme de “gangsters”. À medida que tentam entrar na personagem, fazendo sobressair o herói ou vilão que existe dentro deles, acabam por revelar as suas personalidades e, consequentemente, os seus preconceitos em relação à masculinidade.
O encenador de Hong Kong Edward Lam e um elenco de Taiwan dão vida a algumas personagens do clássico da literatura chinesa “Margem de Água”, que conta os feitos de uma quadrilha de foragidos que se refugia na montanha Liang. No entanto, em vez de meramente dramatizar a história original, “O que é o homem?” encaixa-a na modernidade, ao mesmo tempo que tenta descortinar a ressonância dos textos originais na sociedade chinesa moderna.
Edward Lam que tem vindo a fazer adaptações modernas de clássicos da literatura desde 2005. Em Setembro de 2006, o director de Hong Kong apresentou “Madame Bovary sou eu” no CCM. Esta encenação contemporânea do romance francês do séc. XIX “Madame Bovary” de Gustave Flaubert foi intensamente apreciada pelo público de Macau. Nessa altura, Edward Lam tentou decifrar a mulher ocidental; agora, tenta compreender o homem chinês.
A obra “Margem de Água”, considerada um dos clássicos mais relevantes da literatura chinesa, é um dos mais ricos em termos de caracterização de personagens masculinas. Edward Lam extraiu do romance estes arquétipos do homem-herói, e confrontou-os com a modernidade, inserindo-os numa forte atmosfera contemporânea. Graças a esta contextualização, torna-se possível apreciar a percepção actual da identidade masculina, mas também explorar os vários tipos de opressão a que os homens se submetem na sociedade contemporânea. Antigamente, os foragidos da montanha Liang lidavam com a opressão através da insurreição ou do estabelecimento de compromissos com as autoridades. Nos tempos que correm, como será que os homens modernos reagem às repressões da sociedade? Eis a questão central que “O que é o homem” propõe.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com