OPERAÇÃO ERA SUPOSTA TER COMEÇADO ONTEM
SJM adiou entrada na bolsa
SJM adiou entrada na bolsa
A Sociedade de Jogos de Macau, de Stanley Ho, que se esperava lançasse ontem uma Operação Pública de Venda (OPV) de 25 por cento das suas acções, adiou a operação sem dar detalhes do processo. De acordo com a agência Reuters, a Securities and Futures Comission de Hong Kong terá pedido à empresa uma clarificação de procedimentos.
De acordo com diversas notícias publicadas em Hong Kong, a operação foi adiada para serem concluídos diversos detalhes do processo e não foi adiantada qualquer data para a sua realização, embora a imprensa indique ainda esta semana ou 1 de Fevereiro para o início da venda das acções no mercado de capitais de Hong Kong.
A imprensa de Hong Kong noticiou há cerca de uma semana que a Sociedade de Jogos de Macau iria lançar ontem uma oferta pública de venda de 1,25 mil milhões de novas acções, numa primeira fase destinada a investidores institucionais.
Com um objectivo de conseguir no mercado um total de mil milhões de dólares americanos, a empresa liderada por Stanley Ho deveria colocar 85 por cento das acções a lançar, e que correspondem a cerca de 25 por cento do capital aumentado da empresa, à disposição dos investidores institucionais.
Para 21 de Janeiro estava prevista a colocação no mercado de cinco por cento das acções para os funcionários e 10 por cento para o público numa operação que está a ser liderada pelo Deutsche Bank que também recusa qualquer comentário ao processo.
A Sociedade de Jogos de Macau é o único operador de Jogo em Macau que não está cotado no mercado de capitais e o processo de listagem bolsista tem vindo a sofrer atrasos devido a uma disputa judicial entre Stanley Ho e a irmã Winnie sobre vários assuntos relacionados com a Sociedade de Turismo e Diversões de Macau, empresa que detém 80 por cento do capital da Sociedade de Jogos de Macau.
A entrada na bolsa é feita através de uma terceira empresa que passou a deter a Sociedade de Jogos de Macau e que tem uma estrutura accionista (antes do aumento de capital) idêntica à da empresa de jogo.
Ainda ontem, analistas ouvidos pelo South China Morning Post expressavam receio quanto a uma queda dos lucros da empresa de Stanley Ho, à ausência de uma estratégia de desenvolvimento e a outras questões legais.
O lucro líquido da Sociedade de Jogos de Macau em 2007 pode ser 58,3 por cento menor do que em 2006, devido ao aumento dos custos da mão-de-obra e às elevadas comissões das agências de angariadores de jogadores.