HONG KONG, PELO 14º ANO CONSECUTIVO
A economia mais livre do mundo
A economia mais livre do mundo
Hong Kong é a economia mais livre do mundo pelo 14º ano consecutivo, de acordo com o Índice de Liberdade Económica da Heritage Foundation dos Estados Unidos da América.
A pontuação total de Hong Kong reduziu-se em três décimas de ponto percentual para 90,3 por cento, de um total de cem pontos, enquanto que a de Singapura, segundo classificado, melhorou em 0,2 pontos percentuais para 87,4 pontos.
Hong Kong teve uma pontuação melhor do que Singapura em quatro das dez categorias - liberdade comercial, fiscal, de investimento e financeira e Singapura teve uma pontuação melhor em liberdade empresarial, monetária e trabalhista, assim como no quesito governo e corrupção.
Ambos tiveram a mesma pontuação em termos de direitos de propriedade intelectual.
Depois de Hong Kong e Singapura, a fundação indicou a Irlanda como a terceira economia mais livre do mundo, seguida pela Austrália (4), Estados Unidos (5), Nova Zelândia (6), Canadá (7), Chile (8), Suíça (9) e o Reino Unido (10).
A Coreia do Norte é o país com maior repressão económica, informa a fundação, antecedido, no final da lista por Cuba, Zimbabwe e Líbia.
A Heritage Foundation é um dos mais importantes "centros de pensamento" conservadores dos Estados Unidos da América, tendo sido fundada em 1973.