14.1.08

Preço do pão aumentou
entre 5 a 10 por cento


No sábado, chegaram a Macau 2400 sacos de farinha, segundo o jornal chinês Ou Mun, deitando por terra as intenções da China de avançar com a imposição das quotas pré-definidas. Hoi Sai Iun, presidente da Associação Comercial de Macau, explicou que as quantidades de farinha armazenadas em Macau eram extremamente baixas, e que se esta remessa não tivesse chegado, hoje Macau já teria acordado sem farinha e, consequentemente, sem pão.
A China abriu uma excepção - no final do ano passado definiu uma taxa de exportação de farinha para Macau, Hong Kong e Taiwan de 25 por cento -, cancelando também a redução de 13 por cento de impostos, com que havia beneficiado as exportações dentro do território.
O resultado é o preço da farinha ter aumentado em 10 por cento em relação ao ano passado, e o preço do pão entre cinco a dez por cento. Já os preços dos lacticínios aumentaram para quase o dobro.
Na base da escassez do cereal está a reduzida produção de trigo nos Estados Unidos e nos países do sudeste asiático que importaram o cereal da China.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com