21.1.08

Trabalhadores estrangeiros
sem segurança social


Até Setembro de 2006, existiam 49 mil trabalhadores estrangeiros em Macau, segundo dados da Segurança Social. No entanto, a direcção dos Serviços de Estatística e Censos conta 59 mil. Neste sentido, a deputada Leong Iok Wa interpelou o Governo pedindo explicações sobre esta discrepância dos números, indicando que tal pode ser uma consequência do não pagamento de segurança social por parte dos empregadores. A deputada pergunta ao Governo se está a investigar o caso, e que como irá proceder no caso de se verificar a infracção das empresas.
Para leong Iok Wa, conhecer com exactidão estes dados é importante para melhor entender as condições em que estes trabalhadores exercem a sua actividade.


*****


Ng Kuok Cheong quer valorizar pataca

O deputado Ng Kuok Cheong interpelou o Governo pedindo medidas no sentido de valorizar a pataca. O deputado considera que essas medidas são urgentes no actual quadro de aumento da inflação e contínua desvalorização face ao renmimbi, e recorre a exemplos de países nas mesmas condições de Macau. Na sua opinião, valorizar a pataca é a solução para os principais problemas que diagnostica: distribuir melhor a riqueza, travar o sobreaquecimento da economia e ajudar as Pequenas e Médias Empresas. Segundo Ng Kuok Cheong, no entanto, a valorização da pataca não implica alterações ao facto de a moeda permanecer indexada ao dólar de Hong Kong.


*****


Dezassete candidatos à ANP

Terminou na passada sexta-feira o prazo de candidaturas aos 12 lugares reservados para Macau na Assembleia Popular Nacional, tendo avançado 17 nomes. Actualmente deputado na APN, Ho Iat Seng foi o último a mostrar intenção de voltar a Pequim, tendo entregue a sua solicitação na sexta-feira. No próximo domingo, o Comité Eleitoral terá outras 16 personalidades para eleger, nomeadamente quatro actuais deputados na Assembleia Nacional Popular, Lau Cheok Va, Lau Ngai Leong, Kou Hoi In, Chui Sai Peng.
Os restantes nomes são Lionel Leong Vai Tac, Kong Mei Fan, Ng Lee Fan, Leong Iok Wa, Io Hong Meng, Lei Pui Lam, Paula Ling, Lok Po, Lau Veng Seng, Chio Ngan Leng, Chai An An e Michael Choi.


*****


Portas do Cerco ampliadas até 2009

A ampliação do Posto Fronteiriço das Portas do cerco deverá ficar concluída em 2009, a tempo da comemoração do décimo aniversário da RAEM. Segundo a TDM, Zhuhai já escolheu uma das três propostas para a ampliação deste posto fronteiriço, que, quando terminada, deverá ter uma capacidade de meio milhão de movimentos diários.
A primeira parte da construção deverá começar em Junho deste ano, para estar pronta em 2009. O projecto inclui 80 linhas de passagem em ambos os sentidos, uma área de 35 mil metros quadrados e um parque de estacionamento subterrâneo de seis mil metros quadrados. Actualmente, entram pelas Portas do Cerco 220 mil pessoas, quando a capacidade é de 150 mil.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com