21.1.08

CAIU O PANO DA PRIMEIRA VOLTA DO FUTEBOL DE MACAU DA I DIVISÃO
Monte Carlo retoma liderança,
Hoi Fan cola-se ao Lam Pak

Não há memória de um campeonato tão competitivo. Terminou a primeira volta e o Monte Carlo reassumiu o comando graças a uma goleada inesperada face ao rival Lam Pak. O fim-de-semana teve outro jogo de cartaz, como Hoi Fan a vencer o Vong Chiu e a subir ao segundo lugar da tabela. A prova vai agora parar para dar lugar à Taça

Vítor Rebelo
rebelo20@macau.ctm.net

Completamente inesperado. O Monte Carlo redimiu-se da derrota da jornada anterior, face ao Vong Chiu, e “vingou-se” no líder do campeonato, Lam Pak, aplicando-lhe uma goleada pouco vulgar (5-1) nos confrontos entre equipas candidatas ao título e principalmente entre dois rivais, como são Monte Carlo e Lam Pak.
Havia uma enorme expectativa à volta da partida, uma vez que colocava frente-a-frente as duas formações que, nos últimos anos, têm lutado pelo primeiro lugar do futebol do escalão principal. E essa expectativa confirmou-se. Só que ninguém imaginaria que qualquer um dos lados pudesse golear.
Desta feita coube ao Monte Carlo a fortuna de um triunfo folgado, dando a volta de novo ao topo da tabela.
Recorde-se que, na ronda anterior, o “onze” de Tam Iao San havia perdido a liderança do campeonato, pela primeira vez desde o início da temporada, por culpa do Vong Chiu, que esteve a vencer surpreendentemente por 4-0 e depois consentiu três golos. Só que para a história (e para as contas…) fica a primeira derrota do clube de Firmino Mendonça e a perda da primeira posição.

Lam Pak surpreendido
por eficácia do adversário

Durou apenas uma semana a euforia do Lam Pak, já que o Monte Carlo goleou, sábado passado no relvado do Estádio da Universidade de Ciência e Tecnologia, o seu adversário e principal opositor na questão do título, por, nada mais nada menos, que cinco golos contra um.
Foi na verdade um jogo de raiva para os jogadores do Monte Carlo, que desta vez cometeram muito menos erros defensivos do que em jogos anteriores e por isso o colectivo acabou por “partir” o adversário, que nunca teve resposta à altura, apesar de, durante cinco jornadas consecutivas, ter “esmagado” os seus adversários, deixando antever grandes dificuldades para a equipa treinada pelo jornalista Tam Iao San. E quem foi “esmagado” foi o Lam Pak. Terá sido mesmo a melhor exibição do Monte Carlo nos últimos tempos.
Ao intervalo o Monte Carlo já ganhava por 3-1, tendo marcado cedo, aos 11 minutos, através de Kong Chen Hou. Aumentou para 2-0 aos 16 (Lam Chio Meng, reforço da República Popular da China) e chegou ao 3-0 aos 25, graças a Chan Kin Seng.
Ainda antes do intervalo o Lam Pak ainda reduziu, numa grande penalidade, convertida por Un Chon Fai, mas a sorte do jogo estava escrita e o Monte Carlo, em toada de gestão de resultado, ainda conseguiu mais dois tentos na segunda metade, primeiro pelo jovem cabo-verdiano Allison, que saltara do banco de suplentes, e Chan Kin Seng.

Erros do jogo anterior
rectificados na hora H

Um triunfo robusto que irá ser recordado por muito tempo pelos jogadores, técnicos e dirigentes do Monte Carlo. Não é sempre que se consegue um resultado destes diante do credenciado Lam Pak, actual detentor do título do primeiro escalão de Macau, já por dois anos consecutivos.
Terá havido talvez algum excesso de confiança por parte do conjunto orientado por Chan Man Kin, apesar do técnico ter alertado para o facto de não haver jogos iguais e a diferença entre os candidatos ser ainda pequena.
Aquilo que aconteceu ao Monte Carlo no desafio para esquecer face ao Vong Chiu, sucedeu agora ao Lam Pak, ou seja, o consentimento de vários golos de seguida com deslizes defensivos. Depois, já era tarde para recuperar.

Terá sido a melhor exibição,
refere técnico Iao Sam

Tam Iao San disse ao PONTO FINAL ter sido a melhor exibição da equipa na actual temporada. “Sempre referi que o Monte Carlo iria encarar este jogo de uma forma séria e claramente atacante. Não poderíamos estar na expectativa. Tínhamos de pressionar desde o início e foi o que fizemos, em especial no meio-campo. Foi aí que ganhámos o encontro, que era sem dúvida muito importante para nós em termos de futuro de campeonato. Cometemos poucos erros e isso fez a diferença, assim como pudemos contra com os reforços da China, que estabelecem o equilíbrio.”
De referir que o Lam Pak actuou sem o experiente defesa central Lam Ka Koi (capião) e isso terá provocado a desconcentração e irregularidade no sector recuado da equipa de Chan Man Kin. Lam Ka Koi lesionou-se num dos treinos, ao longo da semana, e não recuperou a tempo do importante desafio com o Monte Carlo.

Noruega queixa-se do árbitro,
Hoi Fan iguala Lam Pak

Emanuel Noruega, que ficou de fora, referiu ao PONTO FINAL que “para mim a ausência de Lam Ka Koi foi determinante para a nossa derrota. Faltou a habitual estabilidade defensiva, que o Monte Carlo soube explorar. Faltou concentração. Mas também quero dizer que fomos bastante prejudicados pela arbitragem, faltas marcadas contra nós e deixadas passar para o adversário. Cartões que só eram mostrados a jogadores do Lam Pak. Houve tendência só para um lado, na minha opinião.”
O campeonato está assim ao rubro, até porque o Hoi Fan derrotou, já ontem, o Vong Chiu, por uma bola a zero, ascendendo ao segundo lugar da classificação geral, embora empatado com o Lam Pak.
O Hoi Fan, já diversas vezes apelidado de grande revelação da prova, depois de ter ganho o escalão secundário em 2007, só empatou com o Lam Pak e perdeu (4-0) para o Monte Carlo. Mas ainda sobre essa goleada, Francisco Rosário salienta:
“Vamos provar na segunda volta que essa diferença de quatro golos para o Monte Carlo não demonstra a nossa real capacidade. Nessa partida tínhamos alguns jogadores lesionados e não contámos com todos os nossos reforços. A equipa perdeu muito do seu potencial, agora recuperado no desafio diante do Vong Chiu.”

Hugo Afonso marca
em jogo de cartaz

O Hoi Fan, treinado por Ku Chan Kong, antigo técnico da selecção principal de Macau (antes da vinda para o território do japonês Kageyama Masanaga), foi sempre mais equipa no encontro de ontem, marcando o tento da vitória ainda na primeira metade, 26 minutos, através do seu principal goleador, o português Hugo Afonso.
“Poderíamos ter ganho ainda por mais”, desabafou no final Paulo Conde, que actuou nos derradeiros vinte minutos, período em que o Hoi Fan estava a segurar o resultado, partindo para o contra-ataque, que aliás até poderia ter surpreendido o seu adversário.
O Vong Chiu desilude, uma semana depois de ter aplicado a primeira derrota ao Monte Carlo. Desta feita não funcionou a velocidade de Nwardo e companhia.

Prova ganha interesse,
Vong Chiu ainda na corrida

Com o êxitos de Monte Carlo e Hoi Fan, no cair do pano da primeira volta, o campeonato ganha outro interesse, até porque se acredita que o Vong Chiu não terá “atirado a toalha ao chão”, não obstante o desaire face ao Hoi Fan e ao facto de se ter atrasado em relação ao líder, cuja diferença é de cinco pontos.
Há ainda muito campeonato para se jogar. Mais sete jornadas, com o regresso marcado lá para Maio, depois das paragens de ano novo chinês e da realização da Taça.
Relativamente aos restantes desafios da sétima ronda, destaque para o primeiro ponto conquistado pelo Heng Tai, graças ao empate face aos sub 21 a uma bola. O Heng Tai esteve a ganhar e permitiu ao adversário estabelecer a igualdade. Foi também o primeiro golo apontado pela equipa de Dedé e Mandinho, ao longo da prova. É caso para lançar foguetes…
Alegria igualmente nas hostes do Vá Luen, que superou o Grupo Desportivo da Policia de Segurança Pública por 2-0 e regressou assim às vitórias, querendo dizer que está empenhado em lutar pela manutenção no escalão principal.
Depois desta jornada a classificação ficou assim ordenada:

Monte Carlo 18 (24-8)
Lam Pak 16 (30-9)
Hoi Fan 16 (12-6)
Vong Chiu 13 (16-14)
Vá Luen 7 (7-21)
GD Policia 6 (6-13)
Sub 21 4 (8-18)
Heng Tai 1 (1-15)

CAIXA
Taça arranca amanhã
com jogos de qualificação

Como dissemos na anterior edição do PONTO FINAL, o campeonato da I Divisão do futebol de Macau vai parar cerca de três meses, principalmente para que se dê lugar à Taça e à habitual paragem devido ao período de ano novo chinês.
A Taça de Macau, que se realiza pelo segundo ano consecutivo com jogos de trinta minutos, terá pela primeira vez, pelo menos nos últimos 20 anos, a participação de equipas de todos os três escalões, o que dá maior interesse. Só é pena que tenha sido decidida, pelos dirigentes da Associação de Futebol, já com a época a meio.
A competição arranca amanhã com duas partidas de qualificação, Ieong Heng-Veng Kei (19 horas) e Jardim Amizade-CAC Corrida (20,30), ambos os jogos no relvado do Campo do Canídromo.
A fase regular, primeira ronda, tem lugar no dia seguinte, quarta-feira, com a realização de quatro encontros:
Ip U-Rápido (19) e Kan Fong-Hong Ngai (20,30), no Estádio da Universidade de Ciência e Tecnologia, e Hac Ieng-Lam Pak (19) e Monte CarlHong Lok (20,30), no Campo do Canídromo.
Quinta-feira actuam Vá Luen-Artilheiros (19) e Alfândega-FC Porto (20,30), ambos na Universidade.
Sexta-feira, Heng Tai-Hong Nam (19) e Roma-Ka I (20,30), na Universidade, e Kuan Tai-Vencedor do encontro da qualificação Ieong Heng-Veng Kei (19) e Fan W. Wui-Vencedor da outra qualificação J. Amizade-Corrida (20,30), no Canídromo.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com