18.3.08

“As Artes em Tertúlia: Música para Comédia”, com Carl Davis, hoje no CCM
O riso que som tem?

É hoje que o conceituado compositor e maestro Carl Davis dá uma sessão especial de “Artes em Tertúlia” no Centro Cultural de Macau dedicada ao tema “Música para Comédia”. Organizada pelo CCM, a tertúlia irá centrar-se no processo criativo por detrás das bandas sonoras para filmes mudos, tais como aquelas que Carl Davis compôs para vários clássicos do Charlie Chaplin. O compositor norte americano irá apresentar os seus arranjos para os filmes “Mútuos” de Chaplin no seguinte fim de semana de Páscoa, a 21 e 22 de Março, altura em que será assistido por 17 músicos da Orquestra Filarmónica de Hong Kong e, claro está, pelos próprios filmes.
Aqueles que comparecerem às 19 horas na sala VIP do CCM para esta tertúlia com a duração de uma hora terão a oportunidade de desvendar “o processo secreto por detrás da composição musical para comédia”, assim como de aprender a “apreciar projecções de filmes com música ao vivo”.
Gratuita e dirigida em inglês, a tertúlia “Música para Comédia” terá Carl Davis como orador e contará com a assistência do moderador Chan Hing-yan, respeitado compositor de Hong Kong e professor assistente de Música na Universidade de Hong Kong.

“Charlie Chaplin Remixed”

Considerada uma das suas melhores criações, as pautas para os “Mútuos” eram originalmente um projecto entre o maestro norte americano e a Orquestra Filarmónica de Londres.
Em Macau, o CCM organizou duas sessões com projecções distintas de filmes de Chaplin: a 21 de Março, “Charlot Prestamista”, “Charlot Maquinista”, “Charlot na Rua da Paz” e “Charlot Patinador”, e a 22 “Charlot o Emigrante”, “Charlot nas Termas”, “Charlot Caixeiro” e “Charlot o Evadido”.
Carl Davis é actualmente um dos mais conceituados e relevantes compositores e directores musicais no mundo. Durante mais de três décadas Davis tem vindo a conduzir e compor música para longas metragens, televisão, filmes mudos, ballets ou musicais. As suas composições mais célebres são, indiscutivelmente, as para a série da BBC “Orgulho e Preconceito”.
A sua série de peças singulares para as fitas recuperadas ‘The Silents’ também é muito respeitada. Desde 1997 que as actuações ao vivo entre Carl Davis e a Orquestra Filarmónica de Londres percorrem o mundo, dando a conhecer algumas das 50 composições “The Silents” de Davis. Originalmente subsidiadas pelo canal da televisão inglesa Channel Four, esta série contém não apenas os filmes “Mútuos” de Charlie Chaplin, mas também outros clássicos como “Ben Hur”, “A Carne e o Diabo”, “Velho Heildelberg”, “Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse”, “Intolerância”, “A Multidão” ou “O Grande Desfile”.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com