13.3.08

Casos de agressões a colegas com vídeo no YouTube e fogo-posto
Polícia leva 23 jovens a tribunal
por delinquência


O Ministério Público de Macau enviou para o Tribunal Judicial de Base 23 jovens envolvidos em actos de delinquência juvenil, incluindo uma agressão física a uma estudante filmada com telemóveis e colocada no YouTube. No total, a Polícia Judiciária concluiu a investigação preliminar de três casos de delinquência juvenil, nomeadamente um episódio de agressão e dois de fogo posto.
Um dos casos de incêndio intencional envolve sete jovens, entre os 12 e os 15 anos, suspeitos de terem posto fogo a um camião, dois carros e um contentor. Os adolescentes estudam na mesma escola, no Norte de Macau, e encontravam-se regularmente na mesma zona. O primeiro caso, onde se suspeita do envolvimento do grupo, remonta a Outubro de 2007. Perto da Rua do Comandante João Belo, dois carros foram queimados em pleno dia. Em Janeiro, foi posto fogo num contentor, na mesma zona, e, em Fevereiro, um camião ficou totalmente carbonizado. A polícia suspeitou que se tratasse do mesmo grupo, já que a zona dos incidentes era sempre a mesma, e sabia-se que os jovens costumavam encontrar-se por ali e brincar com o fogo.
Os jovens acabaram por ser levados à esquadra onde admitiram que, no dia 29 de Fevereiro, teriam posto fogo em pedaços de madeira, e as labaredas tinham chegado ao camião, mas isso já teria sido um acidente. A polícia suspeita que o grupo esteja envolvido em outros casos de fogo posto e explica que pouco interessa a intenção com que o fogo foi ateado, já que terá contribuído para o incêndio.
As autoridades também entregaram, ao Ministério Público, um caso envolvendo um grupo de jovens, noutro episódio de fogo posto. Desta vez foram cinco adolescentes, com idades entre os 14 e os 15, que atearam fogo a alguns objectos numa zona de lazer, junto de uma escola da Avenida Marginal do Lam Mau, na madrugada de 9 de Março. Os residentes acabaram por informar a polícia.
Quanto ao caso de agressão física aconteceu em Novembro do ano passado, mas só foi descoberto em Março deste ano. Por não gostar de uma colega, de 15 anos, uma aluna terá combinado com outros 10 colegas da mesma turma, com idades compreendidas entre os 13 e os 14 anos, de agredir colectivamente a vítima no corredor e na sala de aula. Juntos, deram-lhe socos e pontapés e forçaram-na a situações humilhantes. Foi tudo filmado pelo telemóvel e estas imagens terão vindo a público através da Internet, em Março. Os pais comunicaram com a escola e depois dirigiram-se à polícia. Murros, pontapés, estalos e joelhadas é o cenário do vídeo de 38 segundos colocado no YouTube. O vídeo, disponível desde 7 de Fevereiro, está num canal aberto do YouTube e já foi visto por mais de 25.000 pessoas.
O Ministério Público considera haver fortes indícios da prática de actos ilegais por estes 23 jovens. Por não terem 16 anos, foram entregues ao Tribunal Judicial de Base, seguindo os ditames do Regime Tutelar Educativo dos Jovens Infractores.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com