11.3.08

Crimes relacionados com estupefacientes cresceram 21 por cento
Agravamento de penas
para tráfico de droga em estudo


De acordo com o jornal de Hong Kong Wen Wei Po, o Gabinete do Procurador-Geral da RAEM está a estudar o agravamento das penas para os traficantes de droga. Na V Conferência de Procuradores-Gerais da China-ASEAN, realizada no passado dia 9 em Macau, Ho Chio Meng, o Procurador-Geral da RAEM, afirmou, segundo o jornal, que em 2007, Macau viu crescer o número de casos relacionados com drogas em 21 por cento comparando com 2006, para 157 casos.
Uma das razões apontadas por Ho Chio Meng para este crescimento tem que ver com o facto de as penas aplicadas em Macau serem leves quando comparadas com outras regiões, nomeadamente a China, Hong Kong ou Taiwan. Como o responsável terá afirmado, em Macau não existe pena de morte nem pena de prisão perpétua, o que levará, na sua leitura, os traficantes a escolherem a região para as suas actividades.
Ho Chio Meng disse ainda que vários hotéis de luxo de Macau são utilizados por traficantes para nas suas suites fazerem transacções de largas somas de dinheiro.
Em Macau, de acordo com a actual lei, o tráfico de estupefacientes ou substâncias psicotrópicas é punido com pena de prisão de 8 a 12 anos e com pena de multa de 5,000.00 a 700,000.00 patacas.


*****


Cinco casos de jovens
que traficam droga numa semana


Em apenas uma semana, o Ministério Público (MP) concluiu investigações sobre cinco casos de crimes de tráfico de droga e descobriu um total de oito arguidos, todos jovens, sendo que foram aplicadas medidas de prisão preventiva a sete deles. De acordo com uma nota do Gabinete do Procurador, o facto de cinco crimes diferentes cometidos por jovens terem sido entregues ao MP é "uma situação rara nos últimos anos."
Segundo o MP, estes cinco casos envolveram jovens residentes locais, incluindo estudantes, "croupiers" e desempregados, e ocorreram em 29 de Fevereiro, 3, 4, 5 e 7 de Março. As drogas envolvidas são, entre outras, ketamina, ecstasy, nimetazepam e marijuana, e destinavam-se ao consumo próprio bem como a venda, tendo sido trazidas para Macau desde a China. Um dos arguidos terá roubado uma mulher grávida para obter dinheiro para comprar droga.
O MP considerou que os arguidos terão cometido os crimes de tráfico de droga, furto qualificado e posse de armas proibidas.


*****


Mais um caso de violência numa escola

Chegou aos jornais mais um caso de violência entre jovens numa escola. Segundo a TDM, o episódio foi filmado e colocado na internet recentemente, embora tenha acontecido no início do ano lectivo. Durante 38 segundos pode ver-se uma rapariga a ser espancada, com pontapés e murros, por uma colega, enquanto várias pessoas assistem sem intervirem. O caso de violência foi aliás filmado por vários telemóveis. Os pais da vítima apresentaram queixa à Polícia Judiciária, e, por motivos de segredo de justiça, o director da escola diz que não fala no assunto. Adianta, no entanto, que a agressora já foi expulsa da escola.
Este é o segundo caso de violência nas escolas que é tornado público este ano lectivo.


*****


Adolescentes tentaram
incendiar jardim


Cinco adolescentes com idades compreendidas entre os 14 e os 15 anos, quatro do sexo masculino e uma rapariga, foram detidos pela Polícia Judiciária pela suspeita de tentativa de fogo posto num jardim público na madrugada de domingo.
Seriam cerca das 5 da manhã daquele dia quando, num jardim perto de um infantário situado no Fai Chi Kei, foi detectado fumo. Um cidadão observou então que vários adolescentes estavam no interior do jardim, e avisou as autoridades. Os cinco adolescentes apanhados em flagrante confessaram o crime, mas não souberam explicar porque estavam a "brincar com o fogo".

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com