Deputado pede explicações sobre vários temas em interpelação oral
Ng Kuok Cheong quer
responsabilização do Executivo
Ng Kuok Cheong quer
responsabilização do Executivo
Ng Kuok Cheong fez uma interpelação oral ao Executivo na qual pede explicações sobre diversas matérias, desde a reorganização da Direcção dos Serviços de Economia, até ao caso Ao Man Long. Uma vez que se trata de uma interpelação oral, o Governo terá que responder através de um dos seus representantes na Assembleia Legislativa.
O deputado da Associação Novo Macau Democrático engloba o conjunto dos temas que aborda na prática do sistema de responsabilidade das chefias, prática essa que, na sua opinião, tem deixado a desejar.
Ng Kuok Cheong afirma na interpelação que a imagem pública do Executivo, bem como a confiança depositada pela população, estão em baixa. A razão, avança, tem que ver com "problemas de liderança".
Entre as matérias que o deputado quer ver esclarecidas porque considera que ainda não o foram de forma cabal, está a reestruturação da Direcção dos Serviços de Economia, em 2003. Segundo o deputado, o Governo evitou discutir o assunto na sede própria, isto é, na Assembleia Legislativa, ao proceder à reorganização daqueles Serviços através de um Regulamento Administrativo. Na sua interpretação, trata-se de uma "infracção administrativa".
Por outro lado, o deputado recorda ainda a recente conclusão do relatório elaborado pelo Comissariado de Auditoria sobre a organização dos IV Jogos da Ásia Oriental, do qual constam duras críticas relativas ao despesismo e à falta de um planeamento.
Outro assunto que Ng Kuok Cheong parece não querer deixar cair no esquecimento tem que ver com o antigo secretário para os Transportes e Obras Públicas, Ao Man Long. De acordo com o deputado, o julgamento que condenou Ao Man Long a 27 anos de prisão "confirmou que existem conluios entre empresários e funcionários públicos para a aprovação de obras públicas de grande envergadura e na concessão de terrenos."