26.3.08

Exposição e Simpósio sobre a arte de Mio Peng Fei e Un Chi Iam
Um encontro de culturas

Cantão já nesta sexta-feira, Macau logo no Sábado. São estes os palcos da mais recente mostra conjunta de trabalhos do casal de pintores locais Mio Peng Fei e Un Chin Iam.
Cantão vai ver uma grande exposição dos dois artistas na galeria da Academia de Belas Artes, na Ucity University de Guangzhou (a cerca de hora e meia de Macau), havendo uma parte retrospectiva e produções mais recentes. No sábado, entre as 14:00 e as 17:00, no Auditório do Museu de Artes de Macau, decorre um simpósio, com críticos e historiadores de arte de Pequim, Xangai, Cantão e Taiwan, que vão analisar o trabalho dos pintores.
Estes dois artistas, pegando na tradição chinesa secular, conseguiram fazer a sua renovação produzindo arte contemporânea, muito actual, mas mantendo quer a historiografia, quer o sentir do povo chinês ao longo de séculos.
Em declarações ao PONTO FINAL, o arquitecto Carlos Marreiros, Presidente do Círculo de Amigos da cultura e "companheiro de luta no último quarto de século, e amigo...,claro!", de Mio Peng Fei, afirmou que a obra do pintor caracteriza-se por "uma pintura de grande erudição, coerência e que consegue integrar valores tradicionais da civilização chinesa numa pintura extremamente contemporânea, utilizando suportes e materiais ditos ocidentais".
Marreiros diz ainda que Mio Peng Fei "é um pintor de grande fôlego", lembrando que as suas telas "são de dimensões enormes. O tamanho normal dos seus quadros, os maiores, chegam a ter 15 metros (quando o normal é dois metros por metro e meio). A pintura é bastante abstracta, de fortes texturas e símbolos."
Para Carlos Marreiros, as pinturas do casal contrastam-se e - ao mesmo tempo - complementam-se: "A Un Chi Iam é uma artista delicadamente feminina, utiliza normalmente meios e técnicas chinesas apresentando quadros com uma figuração envolta em cenários bastante húmidos e transparentes, por isso é uma pintora tradicional chinesa mas de discurso plástico renovado. É simultaneamente tradicional e contemporânea."
O casal já expôs em Macau, China, Portugal, vários países da Ásia e todo o sudeste asiático.
A exposição na China é organizada pelo Círculo de Amigos da Cultura, com o patrocínio da Secretaria Adjunta para a Cultura e Assuntos Sociais, IACM, Instituto Cultural e Fundação Henry Fo. O simpósio de sábado, em Macau, é uma co-orgazinação do IACM, Museu de Arte de Macau, Ucity Art Museum e Círculo dos Amigos da Cultura de Macau.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com