26.3.08

Concertos de Câmara da Orquestra de Macau no D. Pedro V dias 28 e 30
Melodias barrocas

Na próxima sexta e no domingo, às 20:00 horas, no Teatro Dom Pedro V, realiza-se o concerto “O Melodioso Barroco”, integrado no Ciclo de Concertos de Câmara da Orquestra de Macau, de cujo programa fazem parte o Concerto para Dois Violinos em Ré menor, BWV 1043 de Johann Sebastian Bach (1685-1750), o Concerto em Mi-bemol Maior para Duas Trompas, Cordas e Cravo, de Tafelmusik, Produção III de Georg Philipp Telemann (1681-1767), e As Quatro Estações de Antonio Vivaldi (1678-1741).
O concerto tem início com uma das suas composições mais conhecidas e amplamente apreciadas de J. S. Bach, epítome do período barroco. O Concerto para Dois Violinos em Ré Menor, BWV 1043 é considerado um dos melhores exemplos de música do período barroco tardio, destacando-se pela relação subtil mas muito expressiva entre os dois violinos solistas. Estes são por sua vez os protagonistas incontestáveis do segundo andamento, Largo, uma das peças musicais mais pungentemente belas alguma vez escritas.
Segue-se um excerto de Tafelmusik do compositor G. P. Telemann, que fez deste género de música ligeira (em alemão, “Tafelmusik” significa música de mesa, usada como entretenimento de fundo para festas e banquetes) um verdadeiro tesouro, repleto de géneros musicais e instrumentos variados, demonstrando claramente a técnica suprema daquele que é considerado o mais prolífico compositor na história da Europa ocidental.
Antonio Vivaldi remata o concerto com as mundialmente consagradas Quatro Estações, que se contam entre as peças mais populares de toda a música barroca. O compositor que levava as senhoras do seu tempo às lágrimas e ao êxtase renasce no Teatro Dom Pedro V, dando vida aos instrumentos e criando uma atmosfera surpreendentemente real e natural.
A Orquestra de Macau contará com a colaboração da jovem japonesa virtuosa do violino, Atsuko Temma, uma jovem que desde cedo se destacou pelo seu talento natural e extrema dedicação, recebendo diversos prémios internacionais e sendo continuamente orientada por músicos notáveis, como U. Yoshio, K.B. Kogan ou H. Krebbers.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com