Francis Tam diz que Governo faz o que pode
"Há poucas medidas"
para combater inflação
"Há poucas medidas"
para combater inflação
"O que podermos fazer para combater a inflação, fazemos, mas temos que ser realistas. Há poucas medidas efectivas que possamos aplicar", disse Francis Tam, ontem, à margem do Cocktail de Primavera da Autoridade Monetária de Macau (AMA).
Tam disse ainda que a pataca vai continuar indexada ao dólar de Hong Kong, que por sua vez está indexada ao dólar norte-americano.
Anselmo Teng, presidente da AMA, disse por sua vez que o objectivo é manter a estabilidade financeira. Segundo o responsável, em declarações reproduzidas pela Rádio Macau, "Macau é uma economia aberta, e qualquer mudança nas economias externas afecta a nossa economia. Temos de ter cuidado com o sistema monetário. Sem estabilidade financeira, o desenvolvimento económico deixa de ser sustentável."
Ainda de acordo com Teng, 2007 foi um ano próspero em termos financeiros, mas 2008 traz novos desafios, como o aumento do risco financeiro, o que pode significar o abrandamento da economia de Macau. "O crescimento abrandou, mas como reguladores é importante termos poderes. Temos tido muitas reuniões internacionais relativamente à gestão de risco. Temos em vista lançar mais linhas orientadoras."