27.3.08

Futsal de Macau defronta hoje Qatar no Asiático
Vitória histórica sobre Indonésia
abre perspectivas de qualificação


Vítor Rebelo
rebelo20@macau.ctm.net

O futsal de Macau nunca tinha ganho qualquer jogo do Campeonato da Ásia fora de casa. Aconteceu agora no grupo de qualificação que ontem arrancou em Selangor, arredores de Kuala Lumpur, capital da Malásia.
A equipa de António Machado derrotou a Indonésia por 4-2 e começa a sonhar com o apuramento para a fase final do Asiático, que a Tailândia irá organizar em Maio.
Apenas os dois primeiros classificados de cada uma das duas series seguirão em frente e Macau, com este triunfo, de certo modo inesperado, acalenta fundadas esperanças de qualificação.
Tudo isto porque todos os adversários parecem ser de um nível semelhante, principalmente agora que se efectuou a primeira jornada, na qual o Qatar ultrapassou o Brunei por 2-0. Folgou a formação do Kuwait.
A surpresa da vitória de Macau sobre os indonésios, que se apresentavam favoritos para este encontro, acaba por alterar todos os prognósticos, colocando o “cinco” macaense na lista dos candidatos ao apuramento. O que, na verdade, não estava nas previsões.
O jogo de ontem correu bem à equipa da RAEM, que aproveitou as oportunidades e defendeu muito bem, o que para já demonstra a evolução que a equipa tem tido.

Evolução da equipa
traz resultados

Recorde-se que a selecção de futsal de Macau havia sido goleada (9-1) pela Indonésia no jogo anterior entre as duas formações, em 2005, também a contra para o Asiático.
Desta vez tudo foi completamente diferente, porque “a equipa está francamente melhor e eu trouxe aqui à Malásia um plantel de bom nível, quase na máxima força”, começou por referir ao PONTO FINAL, via telefone, o treinador da equipa.
António Machado estava satisfeito com a prestação dos seus pupilos e até a ele surpreenderam: “Claro que eu estava optimista que poderíamos fazer bons resultados aqui na fase de qualificação, mas os jogadores estiveram a um nível que superou as nossas expectativas. O importante agora é que não o entusiasmo não seja exagerado, já para o encontro de hoje face ao Qatar, muito importante para as nossas aspirações.”

Bis de Leong Chon In
em jogo colectivo

Relativamente ao embate com os indonésios, Macau esteve a perder por 1-0, logo aos seis minutos, mas Geofredo Sousa empatou aos 12, resultado que se verificava ao intervalo.
Na segunda metade, Chon Kun Kan colocou o conjunto do território pela primeira vez na frente do placard, logo no primeiro minuto, mas a Indonésia igualou aos 14, numa altura em que tinha arriscado tudo ao substituir o guarda-redes por um jogador de campo.
António Machado aproveitou isso e deu ordens para apostar claramente no contra-ataque, defendendo bem. O sistema acabou por resultar e Macau marcou por mais duas vezes, ambas da autoria de Leong Chon In.
“Houve espírito de grupo e por isso tudo foi mais fácil para chegar à vitória. Foi bom começar desta maneira a fase de qualificação”, salientou António Machado, que tem agora a tarefa de fazer acalmar a euforia, “até porque falta ainda muito para atingir os objectivos de seguir em frente no Asiático.”

Banco dá equilíbrio,
Qatar vem a seguir

Macau alinhou de inicio com o seguinte “cinco”: Mok Chi Weng, Geofredo Sousa, Leong Chon In, Vong Kok Leong e Franscisco Rosário.
Como é habitual, António Machado fez bem cedo várias substituições, refrescando a equipa quando foi necessário. Ao contrário do que acontecia em anos anteriores, a selecção da RAEM tem actualmente um banco à altura para que o equilíbrio da equipa se mantenha. Os resultados começam assim a aparecer e há na verdade uma grande evolução.
Hoje o adversário é o Qatar, provavelmente mais dificil do que a Indonésia. O “cinco” Qatari é treinado por dois brasileiros, um principal e outro adjunto. Daí os problemas que podem surgir. O jogo é esta tarde às 18 horas.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com