Tuna Macaense nos Jogos Olímpicos
A Tuna Macaense, conjunto musical que interpreta canções em português, chinês e patuá, vai juntar-se ao folclore português e actuar nas cerimónias culturais dos Jogos Olímpicos de Pequim, segundo o Jornal Tribuna de Macau.
Em declarações ao jornal, Jorge Manhão, um dos elementos do grupo, revelou que a participação da Tuna é uma certeza embora não esteja ainda definida a data e o local da participação.
"Em princípio a Tuna irá fazer parte da cerimónia de encerramento", disse o mesmo responsável sem, contudo, poder confirmar o programa que será definido pela organização do evento.
Para já, Jorge Manhão disse que a Tuna Macaense vai manter a tradição portuguesa em Pequim e irá interpretar canções em português e mandarim, a língua oficial chinesa.
Além da Tuna Macaense está também agendada para Pequim, nas cerimónias culturais de pré-abertura dos jogos, a participação do Grupo de Danças e Cantares de Macau que irá levar o folclore português ao maior evento multi-desportivo do mundo em representação da cultura e tradições de Macau.