30.3.08

II Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Macau até 6 de Abril
De olhos postos na tela

É já hoje, com a exibição de "A Minha Winnipeg", do realizador canadiano Guy Maddin, que começa a segunda edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo, no Centro Cultural de Macau até 6 de Abril.
Além da exibição de filmes e documentários, o programa do certame inclui a presença de vários realizadores, entre os quais Peter Greenaway, autor, entre outros, do filme "The Pillow Book". Rick Caine e Debbie Melnyk também vêm a Macau dar a sua visão sobre "Produzindo Dissidência", documentário de ambos sobre o documentarista Michael Moore - também em cartaz -, e o realizador José Luis Guerín irá falar sobre "Na Cidade de Sílvia".
A secção dos documentários inclui ainda um de Scott Hines, realizador de "Shine - Simplesmente Genial", sobre o compositor Philip Glass. Além da análise do trabalho de Michael Moore, há ainda outro documentário sobre Steven Spielberg.
Para além do cinema ocidental, o Festival também vai projectar documentários do Festival Internacional de Documentários de Taiwan de 2006, dando a conhecer filmes formosinos como Abana o Barco de Kuo Shiao-Yun e Caixa Amarela de Huang Ting-Fu. Ambos os realizadores destes filmes virão a Macau.
Amanhã e domingo, o festival vai apresentar produções locais na sua secção “Filmes de Macau”. Desde Dezembro de 2007 que o CCM recebeu filmes e vídeos, que agora serão apresentados perante o público e um painel de juízes estrangeiros e locais. O CCM também vai dar a conhecer os resultados do “Local Docu Power 2007”, projecto comissariado pelo Centro Cultural que está a estimular as mentes criativas da cidade a produzirem documentários. Todos os documentaristas de Macau vão estar presentes no local para explicar as suas concepções após cada projecção. No fim da secção “Filmes de Macau”, o júri vai premiar as melhores produções da cidade, domingo.


*****


Selecção do 32º Festival Internacional de Cinema de Hong Kong

28.03.2008 | 19:15

"A Minha Winnipeg", de Guy Maddin

O realizador canadiano Guy Maddin é conhecido pelos seus arroubos cinematográficos, por isso, quando vira o seu olho louco para a sua cidade natal, Winnipeg, é lógico que o resultado não seja o típico diário de viagem. Na realidade, A Minha Winnipeg é mais um “docu-fantasia” do que um documentário, ao combinar uma viagem num comboio nocturno, imagens históricas alucinantes, recriações encenadas de recordações de criança, mitologia local re-imaginada e animação, tudo guiado pela própria narração do realizador sobre a cidade de onde deseja sair, mas nunca consegue. Hilariante, pungente, insano: uma emoção absoluta feita por um visionário moderno.
Jody Shapiro, a produtora do filme, irá conversar com o público após projecção do filme

28.03.2008 | 21:45

"Na Cidade de Sílvia", de José Luis Guerin

Um bonito jovem deambula pelas ruas estivais de uma cidade europeia à procura de Sílvia, uma rapariga que ele ali conheceu há 6 anos. Nos cafés, faz retratos das caras de mulheres jovens; nos bares, vê as raparigas dançarem; tudo pela procura da mulher do seu passado de quem já mal se lembra. Quando acredita tê-la encontrado, segue-a pela cidade para se assegurar que é mesmo ela — o que leva a uma confrontação tão enigmática quanto a própria Sílvia. Sem praticamente qualquer diálogo, o realizador espanhol Guerín explora o requintado desejo pelo sempre elusivo amor perfeito.

31.03.2008 | 19:15

"Fados", de Carlos Saura

Seguindo-se ao deslumbrante Flamenco (1995) e ao nomeado para os Óscares Tango (1998), Fados constitui o último episódio do ciclo de filmes de Carlos Saura dedicado à tradição musical na história da humanidade. O fado é uma forma de canção que surgiu nos bairros degradados da Lisboa de 1820 e está ligada à ideia estritamente portuguesa de “saudade”, uma nostalgia melancólica. Contendo trechos de filmes antigos assim como actuações electrificantes de estrelas mundiais como Mariza e Caetano Veloso, Saura descobre a alma deste género em constante mudança, e a razão pela qual ele pode ser verdadeiramente denominado como os “blues portugueses”.

01.04.2008 | 19:15

"E Quando Foi a Última Vez Que Viste o Teu Pai?", de Anand Tucker

Representações poderosas e sensitivas trazem à vida o premiado livro de memórias de Blake Morrison, numa reminiscência de uma vida inteira de conflito entre pai e filho e as agonias da sua final e vacilante reconciliação. Enfrentando a morte do seu pai (Jim Broadbent), que em tempos tinha sido um homem carismático e pleno de vivacidade, um escritor (Colin Firth) revive os embaraços, traições, memórias e segredos que marcaram a sua infância e adolescência e que ainda ecoam na sua vida adulta. Todavia, a braços com questões que, de outra forma, poderiam nunca vir a ser pronunciadas, no cenário sombrio do hospital, duas gerações movem-se em direcção a uma nova redenção.

02.04.2008 | 19:15

"GLASS: Um Retrato de Philip em Doze Partes", de Scott Hicks

Um dos mais importantes músicos do nosso tempo descortina a sua vida e processo criativo à lente do documentarista. Ao seguir Philip Glass durante um ano, enquanto ele preparava a ópera Esperando pelos Bárbaros, o realizador Scott Hines (Shine-Simplesmente Genial) tece um retrato de Phillip Glass intercalando música com entrevistas e imagens informais do músico com a família, amigos e colaboradores de elite como Woody Allen, Errol Morris ou Martin Scorsese. Um retrato íntimo de um compositor único cuja música se consolidou como a banda sonora minimalista da pós-modernidade.

03.04.2008 | 19:15

"Vigia Nocturna", de Peter Greenaway

Em 1642, o pintor renascentista Rembrandt criou a sua obra mais notável: “A Vigia Nocturna”. Criou também um dos maiores mistérios da história da arte. Conterá a pintura pistas de um escândalo sexual – ou mesmo de um assassínio? No 400º aniversário do nascimento de Rembrandt, o sempre provocativo Peter Greenaway lança um olhar especulativo sobre a vida do mestre holandês e a criação do seu controverso retrato. Quando Rembrandt (Martin Freeman) desvenda um obscuro segredo da elite de Amsterdão, tenta imortalizá-lo na tela.

04.04.2008 | 19:15

"Os Segredos", de Avi Nesher

Um drama penetrante enquadrado entre as paredes de um seminário feminino judeu ortodoxo, agravado por dois mil anos de uma mística kabbalah na cidade santa de Safed. Aqui, a dedicada Naomi e a rebelde estudante francesa Michelle envolvem-se profundamente no caso de uma mulher mais velha que procura a purificação e a redenção na kabbalah apesar da oposição dos líderes da comunidade. A busca de ambas leva-as para além dos muros seguros da sua escola, onde laços religiosos enfrentam laços de feminilidade, de amizade e integridade pessoal.

04.04.2008 | 21:45

"Por Favor Vote em Mim", de Chen Weijun

Aqueles que se preocupam com o crescimento da democracia na China (ou noutro qualquer lugar) têm muito a aprender com esta encantadora crónica sobre as primeiras eleições democráticas para representante de turma numa escola primária em Wuhan. Para além das plataformas e participação, três candidatos de oito anos transportam-nos por entre um emaranhado de promessas e promoção, recorrendo a medos, mentiras, subornos e golpes baixos para manipular os jovens colegas. No fim, ficamos a braços com uma assustadora questão derradeira – poderá alguma democracia emergente sobreviver face à intervenção de pais intrometidos?

05.04.2008 | 19:15

"Produzindo Dissidência", de Debbie Melnyk, Rick Cain

O controverso documentarista Michael Moore fica com os papéis invertidos neste filme que se debruça sobre a sua tentativa de concluir o filme Fahrenheit 9/11. Os detractores desse trabalho, e do próprio realizador, irão indubitavelmente apreciar ver o realizador na berlinda, enfrentando tentativas de o expor como um artista que tanto possui uma agenda como um sentido apurado de boa realização. Moore desde há muito que enfrenta acusações de distorção dos factos e de moldar a verdade à sua maneira. Produzindo Dissidência consegue a proeza de colocar as qualidades particulares de Moore no contexto maior do discurso político actual.

05.04.2008 | 21:45

"Vazios", de Jan Svěrák

O que são os anos de ouro exactamente? Esta questão pesa seriamente sobre Josef, já na idade da reforma, quando um dia resolve deixar, inesperadamente, o seu emprego de professor. A fim de escapar à sua desorientada mulher Eliska, aceita um emprego juntando recipientes vazios no supermercado do bairro. Escusado será dizer que o desagradável Josef está convencido que a sua sabedoria obtida à custa de muito esforço só pode ser benéfica para ajudar o resto do pessoal do supermercado, e depressa começa a intrometer-se nas suas vidas. O realizador de Kolya, premiado com um Óscar, está de regresso com uma comédia perspicaz sobre a ilusão, a realidade e o amor.

06.04.2008 | 19:15

"Caramelo", de Nadine Labaki

Cineastas por todo o mundo recorrem a salões de beleza em busca de locais de diálogo íntimo para mulheres de cidades complexas e em mudança. A recém-chegada realizadora libanesa Nadine Labaki renova esta mise-en-scene na exploração que faz das vozes e problemas das mulheres multiculturais na Beirute dos nossos dias. Neste espaço de mulheres, muçulmanas e cristãs de origens diversas confrontam questões de sexo, idade, casamento, felicidade e as suas relações com os homens. Um filme que derruba tabus, e oferece um relance emotivo, humano e até humorístico sobre esta cosmopolita cidade árabe em transição.

06.04.2008 | 21:45

"Spielberg sobre Spielberg", de Richard Schickel

Nas últimas quatro décadas, ele transformou a forma como vemos filmes e o mundo, levando-nos aos limites da ficção científica, a uma aventura de miúdos ou sondando os dilemas da raça humana (A Cor Púrpura), da guerra (Império do Sol, O Resgate do Soldado Ryan), do ódio e da redenção (A Lista de Shindler, Munique) e do medo (Tubarão, Relatório Minoritário). Mas quem é o homem por detrás da visão, este peso-pesado da nova Hollywood? Pegue então numa cadeira e prepare-se para uma conversa repleta de revelações e surpresas.


*****


Selecção do Festival Internacional de Documentários de Taiwan

30.03.2008 | 14:30

"Abana o Barco", de Kuo Shiao-yun

30.03.2008 | 17:00

"Caixa Amarela", de Huang Ting-Fu


*****


Curtas do Sudeste Asiático

30.03.2008 | 19:15

"Uma Oportunidade Imperdível" (Lasja Fauzia/Indonésia/10 min.)

Num comboio, uma jovem cruza-se várias vezes com um jovem atraente. Durante a viagem, forma-se uma relação. Mas será que o destino os vai ajudar?

"Faça Você Mesmo" (Royston Tan/Singapura/5:45 min.)

A vida é aborrecida. Mas por que há-de ser assim? Podemos mudar a situação, basta deitar mãos à obra!

"Terra Prometida" (Anocha Suwichakornpong/Tailândia/18 min.)

Jon conhece uma mulher misteriosa e iniciam uma viagem para uma terra desconhecida: o coração humano.

"Calmamente" (Jit Fong Oon/Singapura/8:45 min.)

Como é que uma pedra provoca ondas? Este filme calmo e pacífico vai fazer-nos pensar sobre a sabedoria dos velhos e a beleza da morte.

"O Sinal" (Victric Thng/Singapura/12 min.)

A pequena Molly Parker fica doente. Os pais, aflitos, chamam imediatamente o médico de família, o Dr. Anderson, para a examinar. Esta consulta revela-se uma experiência excitante e agradável para ela.

"Vento" (Aaron Wilson/Singapura/8 min.)

Esta peça poética, ilustrada com paisagens da Austrália e Singapura, explora as vidas actuais de duas pessoas que partilharam uma experiência de vida durante a Segunda Guerra Mundial.

"Uma História Não Muito Gigante" (Don Salubayba/Filipinas/7 min.)

Reza a lenda que nas Filipinas, um arquipélago com sete mil ilhas, viveram outrora dois gigantes que ajudaram a criar a realidade de hoje.

"Diário de um Crocodilo" (Yeo Lee Nah/Singapura/6,30 min.)

Um crocodilo disfarça-se de ser humano para viver entre os homens. Embora ninguém conheça a sua verdadeira identidade, as pessoas sentem que ele é diferente. Um dia, é convidado para um baile de máscaras...

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com