Infracções à lei do Trânsito
continuam em alta
continuam em alta
Durante o mês de Fevereiro, as infracções à Lei do Trânsito Rodoviário continuaram a ser sobretudo praticadas pelos condutores dos automóveis, tendo estes chegado às 18 152, enquanto que as motocicletas só tiveram 6741.
Segundo comunicado da Polícia de Segurança Pública, do total de infracções, 59 diziam respeito a taxa de álcool no sangue. No caso dos exames feitos durante as operações, o maior número (15 casos) foi para uma taxa entre os 0,8 e os 1,2. Mas quando os exames foram feitos em cenários de acidentes, a maioria dos condutores (12) tinha uma taxa igual ou superior a 1,2.
O excesso de velocidade aconteceu sobretudo em vias públicas (486), tendo-se também registado três casos na Ponte Sai Van. Os condutores dos automóveis foram também os que menos respeitaram o sinal vermelho, tendo chegado aos 142, para 11 motocicletas. Mais uma vez os condutores de automóveis foram os que mais usaram o telemóvel durante a condução. Num total de 33 infracções destas, só oito dizem respeito a motocicletas.
As autoridades apanharam 198 condutores sem o cinto de segurança, três por infracção na travessia rodoviária e 15 por condução dos veículos nos passeios. Em relação ao transporte de passageiros com idade inferior a seis anos em motocicletas, as autoridades registaram seis casos.
A emissão de talões de notificação de estacionamento ilegal aconteceu sobretudo em vias públicas (18 889), tendo-se verificado 4123 casos nos lugares de estacionamento controlados por parquímetro. Quanto ao talões de notificação de estacionamento ilegal com multas já pagas, foram de 11 087.