Mercado asiático de vinho
com perspectivas de crescimento
com perspectivas de crescimento
O mercado asiático de vinhos deverá crescer entre 10 a 20 por cento anualmente nos próximos cinco anos com o consumo regional a duplicar, revela um estudo da Câmara de Comércio de Hong Kong.
Continente chinês, Hong Kong, Taiwan, Singapura e Coreia do Sul vão liderar o crescimento ao mesmo tempo que o valor de consumo na região, excluindo o Japão, deverá atingir os 130.000 milhões de dólares de Hong Kong ou 10.800 milhões de euros em 2012 e 210.000 milhões de dólares de Hong Kong ou 17.500 milhões de euros em 2017.
Na grande China, Hong Kong deverá liderar o crescimento do consumo depois do Governo ter decidido abolir elevadas taxas sobre o vinho e cerveja importados para a antiga colónia britânica.
O próprio Secretário das Finanças de Hong Kong, John Tsang, salientou na apresentação do orçamento que a abolição dos impostos tinha como objectivo promover a cidade como um centro de comércio e de distribuição de vinhos.
Representantes da indústria de comércio de vinhos em Hong Kong salientaram que a opção governamental vai ajudar a região administrativa especial a desenvolver-se como uma plataforma internacional do comércio de vinhos tal como acontece hoje em Londres e Nova Iorque.
Entre 14 e 16 de Agosto, a indústria do vinho vai estar reunida em Hong Kong para a primeira exposição da especialidade no território enquanto as casas Bonhams e Merral & Condit já anunciaram leilões de vinhos especiais para a antiga colónia britânica a realizar entre Abril e Maio.