31.3.08

Procurador-Geral da RAEM sobre a sua candidatura a Chefe do Executivo
Ho Chio Meng não confirma,
nem desmente


Nem sim, nem não. Ho Chio Meng, Procurador-Geral da RAEM, considera que ainda é cedo para abordar o tema da sucessão de Edmund Ho como Chefe do Executivo, eleição que decorre no próximo ano. Questionado pelos jornalistas sobre se vai candidatar-se ao cargo, Ho Chio Meng preferiu manifestar o seu interesse em executar bem as funções que actualmente desempenha, justificando que é prematuro discutir o nome do futuro responsável máximo da RAEM. Ou seja, não confirma, nem desmente os que o apontam como candidato ao cargo.
Em declarações reproduzidas na TDM chinesa, Ho Chio Meng referiu que entre as suas prioridades estão o reforço da eficácia da justiça e da promoção do cumprimento da lei, condições necessárias para o desenvolvimento sustentável de Macau, observou.
Do mesmo modo, o Procurador-Geral alertou para a necessidade de rever, quanto antes, o Código de Processo Penal no que diz respeito ao âmbito das investigações, dedução de acusações e julgamentos.

O candidato de Coutinho

Têm sido vários os nomes aventados como candidatos ao cargo de Chefe do Executivo, entre os quais o de Ho Chio Meng. Em entrevista ao PONTO FINAL a 11 de Janeiro deste ano, o deputado e presidente da Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau, José Pereira Coutinho, nomeou precisamente Ho Chio Meng como tendo o perfil adequado ao cargo. "Julgo que o próximo Chefe do Executivo deve ser um bom jurista, com experiência de trabalho na Administração Pública. Alguém que esteja em condições de assegurar o respeito pelo primado da lei. Cometeram-se demasiados erros nos últimos anos, e só uma pessoa com esse tipo de perfil poderá fazê-lo de forma eficiente", justificou, então, Coutinho.
Outro dos nomes sugeridos com mais frequência tem sido o de Ho Iat Seng, membro do Conselho Permanente da Assembleia Nacional Popular e presidente da Associação Industrial de Macau.
No sábado, em entrevista à Rádio Macau, Leonel Alves afirmou por seu turno que "o ideal seria que a senhora engenheira Susana Chou decidisse também se candidatar". Segundo o deputado, trata-se de "uma pessoa que conhece profundamente Macau, conhece o mecanismo de funcionamento em Macau e em Pequim, e seria uma pessoa com enormes qualidades e seria muito benéfico para Macau. Mas, obviamente, trata-se de uma questão pessoal e depende da disponibilidade pessoal. Mas se me perguntar se haverá novidades neste espectro política, Susana Chou poderá ser uma dessas novidades."

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com