Procurador-Geral da RAEM sobre a sua candidatura a Chefe do Executivo
Ho Chio Meng não confirma,
nem desmente
Ho Chio Meng não confirma,
nem desmente
Nem sim, nem não. Ho Chio Meng, Procurador-Geral da RAEM, considera que ainda é cedo para abordar o tema da sucessão de Edmund Ho como Chefe do Executivo, eleição que decorre no próximo ano. Questionado pelos jornalistas sobre se vai candidatar-se ao cargo, Ho Chio Meng preferiu manifestar o seu interesse em executar bem as funções que actualmente desempenha, justificando que é prematuro discutir o nome do futuro responsável máximo da RAEM. Ou seja, não confirma, nem desmente os que o apontam como candidato ao cargo.
Em declarações reproduzidas na TDM chinesa, Ho Chio Meng referiu que entre as suas prioridades estão o reforço da eficácia da justiça e da promoção do cumprimento da lei, condições necessárias para o desenvolvimento sustentável de Macau, observou.
Do mesmo modo, o Procurador-Geral alertou para a necessidade de rever, quanto antes, o Código de Processo Penal no que diz respeito ao âmbito das investigações, dedução de acusações e julgamentos.
O candidato de Coutinho
Têm sido vários os nomes aventados como candidatos ao cargo de Chefe do Executivo, entre os quais o de Ho Chio Meng. Em entrevista ao PONTO FINAL a 11 de Janeiro deste ano, o deputado e presidente da Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau, José Pereira Coutinho, nomeou precisamente Ho Chio Meng como tendo o perfil adequado ao cargo. "Julgo que o próximo Chefe do Executivo deve ser um bom jurista, com experiência de trabalho na Administração Pública. Alguém que esteja em condições de assegurar o respeito pelo primado da lei. Cometeram-se demasiados erros nos últimos anos, e só uma pessoa com esse tipo de perfil poderá fazê-lo de forma eficiente", justificou, então, Coutinho.
Outro dos nomes sugeridos com mais frequência tem sido o de Ho Iat Seng, membro do Conselho Permanente da Assembleia Nacional Popular e presidente da Associação Industrial de Macau.
No sábado, em entrevista à Rádio Macau, Leonel Alves afirmou por seu turno que "o ideal seria que a senhora engenheira Susana Chou decidisse também se candidatar". Segundo o deputado, trata-se de "uma pessoa que conhece profundamente Macau, conhece o mecanismo de funcionamento em Macau e em Pequim, e seria uma pessoa com enormes qualidades e seria muito benéfico para Macau. Mas, obviamente, trata-se de uma questão pessoal e depende da disponibilidade pessoal. Mas se me perguntar se haverá novidades neste espectro política, Susana Chou poderá ser uma dessas novidades."