Promessa do MNE feita a Pereira Coutinho na reunião do CPCCP
Luís Amado promete dignitário
português no 10 de Junho
Hugo Pinto
Luís Amado promete dignitário
português no 10 de Junho
Hugo Pinto
Luís Amado, ministro dos Negócios Estrangeiros do governo português, prometeu que no próximo dia 10 de Junho estará em Macau um dignitário do Estado luso para as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. A promessa, revelou José Pereira Coutinho, membro do Conselho Permanente do Conselho das Comunidades Portugueses (CPCCP), foi feita numa reunião em que o ministro recebeu os Conselheiros, em Lisboa.
Pereira Coutinho, segundo o próprio contou ao PONTO FINAL, abordou na reunião com Amado a ausência de um representante do Estado português no 10 de Junho de 2007, um facto inédito. "Disse que seria importante a presença de um dignitário português, e o senhor ministro prometeu que no próximo 10 de Junho estará cá um representante", afirmou Pereira Coutinho, que regressou ontem a Macau depois de ter estado em Portugal para a última reunião de trabalho do mandato dos actuais membros do CPCCP. A eleição que vai escolher os novos representantes das comunidades lusas realiza-se no próximo dia 20 de Abril.
A Escola Portuguesa, nomeadamente a questão sobre a mudança de instalações para o antigo Hotel Estoril, foi outro dos temas abordados por Pereira Coutinho. "Fiz chegar as opiniões da Associação de Pais, que estão contra qualquer mudança para local que dê melhores condições do que as actuais instalações. Trocamos também opiniões sobre a participação cívica e política das comunidades portuguesas nos países de acolhimento, nomeadamente em Macau, e o senhor ministro Luís Amado apelou para sermos mais inseridos na sociedade."
Coutinho descreveu a Luís Amado uma comunidade portuguesa de Macau "muito interventiva nos vários aspectos da sociedade, quer a nível de solidariedade social, político, administrativo, associativo ou educativo."
No geral, o Conselheiro classifica esta última reunião antes do acto eleitoral como "muito produtiva". Destacou ainda o facto de o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, não obstante a partida no dia 6 para o Brasil, ter recebido os Conselheiros.
Em Lisboa, Pereira Coutinho teve ainda um encontro com responsáveis da Caixa Geral das Aposentações onde, além de terem sido levantadas questões relacionadas com a retenção e devolução do IRS aos aposentados e pensionistas de Macau, foram também sugeridas propostas de simplificação dos procedimentos burocráticos relacionados com os atestados de residência e documentos de prova de vida, que anualmente são enviados a Portugal.