10.3.08

Previsões do Conselho Mundial de Turismo envolvem 176 países
Macau é o destino turístico
que vai crescer mais este ano


Macau é o destino turístico com as mais fortes taxas de crescimento este ano nas previsões apresentadas pelo Conselho Mundial de Turismo (WTTC na sigla em inglês) e que envolvem um total de 176 países, designadamente nas que dizem respeito à riqueza gerada pelo sector, directamente e em conjunto das actividades que induz, procura e investimento.
Segundo o sítio PressTur, a Conta Satélite do Turismo Mundial prevê que o conjunto das actividades directamente relacionadas com o turismo em Macau cresçam 17,3 por cento este ano, e que a economia do turismo, incluindo também o seu impacto indirecto, cresça 23,8 por cento.
Macau, que este ano é o destino sede do Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Agências de Viagens (APAVT) é líder em ambos os rankings, à frente de Reunião (mais 16,6 por cento), Seychelles (15,5 por cento), Emirados Árabes Unidos (mais 13,7 por cento) e China (mais 12,7 por cento), no primeiro caso, e de Montenegro (17 por cento), Seychelles (14,1 por cento), Angola (13,7 por cento) e Reunião (13,7 por cento), no segundo.
A previsão apresentada no documento do WTTC é de que este ano o produto gerado pelas actividades directamente associadas ao turismo a nível mundial cresçam em média 2,7 por cento, para 2.008 mil milhões de dólares, e que o impacto directo e indirecto tenha um crescimento em 3 por cento, para 5.890 mil milhões.
Macau é ainda o destino para o qual o WTTC prevê este ano a maior taxa de crescimento da Procura Total (que inclui a despesa dos particulares, as viagens de negócios, despesas governamentais, investimento, receitas do turismo internacional e outras receitas internacionais associadas ao turismo), com um aumento de 22 por cento, à frente de Angola (15 por cento), Montenegro (14,2 por cento), Seychelles (13,6 por cento) e Líbia (13 por cento).
Nas componentes da Procura Total, Macau figura como o destino para o qual o WTTC prevê a quarta maior taxa de crescimento das receitas de visitantes internacionais, a nona em evolução da despesa dos residentes em viagens e turismo e a primeira em progressão do investimento.
Para as receitas de visitantes internacionais, o WTTC prevê que Macau tenha este ano um crescimento em 16,2 por cento, só inferior aos de Reunião (19,1 por cento), Qatar (18,4 por cento) e Seychelles (17,8 por cento).
Neste caso, e apesar de os rankings do WTTC em valor absoluto das várias componentes serem dominados pelas maiores economias mundiais, Macau surge nas previsões para 2018 como o destino com o 10º maior montante de receitas do turismo internacional, com 50,8 mil milhões de dólares, superando a Turquia, que surge este ano na 10ª posição, com 23 mil milhões.
Para a despesa dos particulares em viagens e turismo, a previsão do WTTC para Macau é de um aumento em 11,1 por cento.
Quanto à evolução do investimento, as previsões do WTTC são que Macau tenha um aumento em 36,2 por cento, à frente de Montenegro (35,1 por cento), Bahrain (16,9 por cento), Líbia (13,5 por cento) e Vietname (12,9 por cento).
O crescimento médio da Procura Total a nível mundial previsto no documento do WTTC é de 3,3 por cento, para 7.892 mil milhões de dólares, com aumentos em 3 por cento na despesa dos residentes em viagens e turismo, para 3.212 mil milhões de dólares, em 3 por cento no segmento das viagens empresariais, para 843 mil milhões, em 2,2 por cento na despesa governamental, para 381 mil milhões, em 3,7 por cento no investimento, para 1.354 mil milhões, em 3,1 por cento das receitas geradas pelos visitantes internacionais, para 1.118 mil milhões, e em 5,1 por cento nas outras exportações, para 985 mil milhões.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com