Reunião com presidente da CCPPC
Leonel Alves interveio
sobre macaenses e português
Leonel Alves interveio
sobre macaenses e português
O presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Jia Qinglin, recebeu ontem a delegação dos representantes de Macau no órgão. O deputado Leonel Alves, um dos novos membros da delegação, fez uma intervenção na qual abordou o papel da comunidade macaense e os assuntos jurídicos da RAEM, com foco apontado à necessidade da língua portuguesa.
Segundo as declarações do deputado ao Canal Macau, "salientei o papel da comunidade macaense ao longo da história e também o papel que pode desempenhar no futuro." Sendo parte de Macau, Leonel Alves considerou a comunidade como "um activo da nação chinesa".
Quanto ao sistema jurídico de Macau, Alves observou que "é oriundo da Europa continental, pelo que o domínio do português é um contributo importante para conhecer o nosso sistema legal e a sua evolução".
Questionado sobre a reacção de Jia Qinglin, Leonel Alves disse que foi "muito positiva", e ainda que destacou o papel de Macau que Macau pode desempenhar na relação com os países lusófonos.