Shenzhen e Hong Kong podem ser zona metropolitana mais importante da China
A união faz a força
A união faz a força
Xu Zongheng, presidente do governo municipal de Shenzhen, disse que Shenzhen e Hong Kong têm potencial para se tornarem a maior e mais importante zona metropolitana da China. "Há muitas possibilidades de cooperação entre as duas cidades, especialmente no que toca a finanças e postos fronteiriços", adiantou Xu, segundo o jornal The Standard. O objectivo é formar uma área influente a nível local e internacional, tornando o duo mais competitivo, como é o caso de São Francisco e Boston, nos Estados Unidos.
Xu acrescentou que a cooperação entre as duas cidades seria implementada sob o princípio 'um país, dois sistemas'. O Governador de Guangdong, Huang Huahua, descreveu Shenzhen e Hong Kong como cidades gémeas, comparando-as a Nova Iorque e Nova Jersey. As ideias de cooperação local não acabam no entanto, por aqui, já que o Governo Central tem estudado a criação de uma zona de cooperação que envolva Guangdong, Hong Kong e Macau. O secretário da província de Guangdong, Wang Yang, discutiu aliás o assunto com os chefes dos Executivos das duas RAE na semana passada em Pequim. Wang tem estado à frente de um grupo de estudo sobre a cooperação comercial, social e cultural.
Xu Zongheng, presidente do governo municipal de Shenzhen, adiantou que a cooperação entre Shenzhen e Hong Kong ainda está pendente da questão ambiental que ainda envolve o nó de Lok Ma Chau. "É tempo dos dois governos se juntarem para definir planos de desenvolvimento. Eu tenho algumas ideias a propor mas penso que ainda não chegou o momento adequado para falar nelas". Xu admitiu que já houve diversas propostas de desenvolvimento conjunto, nomeadamente a nível de alta tecnologia, finanças e software. Os dois governos reclamam a posse do nó de Lok Ma Chau, mas o assunto nunca ficou resolvido, disse Xu.
Outro assunto a resolver antes de avançar com acordos de cooperação é a segurança de Shenzhen. Xu explicou que o grande fluxo populacional da cidade dificulta a manutenção da segurança. Mas "o nosso objectivo é criar a cidade mais segura do mundo", garante Xu.
Portagens da nova ponte
vão ser de 300 HK dólares
vão ser de 300 HK dólares
No sábado passado, o Governador de Guangdong, Huang Huahua adiantou algumas projecções sobre os custos da construção e sobre as portagens da ponte que ligará Zhuhai, Hong Kong e Macau. O custos de construção não foram citados pelo jornal chinês, mas já se sabe que o orçamento citado por Huang, de 46,2 mil milhões de HK dólares, não incluem este valor. O artigo adianta que as portagens deverão ficar-se pelos 300 HK dólares.
Gordon Wu Ying-sheung, presidente da Hopewell Holdings, disse no domingo que não garante que os 46,2 mil milhões de HK dólares serão suficientes para construir a nova ponte. O empresário adiantou também que pode não ser necessário esperar 36 anos até ver o investimento recuperado, já tudo dependerá do tráfico da ponte. "Mas eu estou interessado em investir na ponte nem que leve 300 anos a recuperar o dinheiro", disse.